Em Óbidos, no Pará, mulheres da comunidade Sucuriju estão transformando a natureza amazônica em belíssimas peças de Natal. Com apoio do Governo do Pará, por meio da Emater, as artesãs produzem árvores de Natal e presépios utilizando materiais como pedra, semente, galhos e folhas, criando obras de arte com estética campesina.
O grupo “Natureza em Mãos Mágicas” reúne 12 famílias que buscam diversificar sua renda, complementando o trabalho com a mandioca e a pesca artesanal. As árvores de Natal ganham vida com a palmeira de bacaba esqueletizada, enquanto os presépios exibem a fauna local, como bem-te-vis e iraúna-grandes.

Os produtos são vendidos diretamente em feiras temáticas do município, eliminando intermediários. A Emater desempenha um papel fundamental, oferecendo acompanhamento científico, sociocultural e financeiro, auxiliando as artesãs na gestão dos negócios e no planejamento do futuro.
A assistente social Clélia Helena Guerreiro, chefe do escritório local da Emater, destaca a importância do apoio às mulheres: “Participamos de todo o processo, desde as origens ao consumo. Nos preocupamos em apoiar essas famílias na gestão dos negócios, na contabilidade e na visão de futuro”. Ela também ressalta o fortalecimento dos direitos femininos e o empoderamento econômico e intelectual das artesãs.
Para impulsionar o trabalho, cinco mulheres do grupo receberam R$ 4.600,00, em duas parcelas, através do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento Rural), em parceria com o MDS. O recurso está sendo utilizado para a aquisição de insumos e na construção de um novo ateliê e loja na comunidade, que contará com uma área kids para os filhos das artesãs.

Com informações do Portal Amazônia.











