Criar e transformar objetos manualmente é a essência do artesanato. Para Débora Ribeiro, da Matuto Artesanato, no Acre, essa prática se manifesta através da beleza e utilidade do barro.
“Esse material é barro, eu trabalho com ele desde o processo até a pintura. Aqui a gente tem várias peças, a moringa, a bandeira acreana, a galinha com a bandeira e as bonecas namoradeiras, da grande, da pequena e da média”, explica Débora.
A artesã encontrou no trabalho com barro um caminho para superar um momento difícil: “Esse artesanato surgiu através de uma depressão, e aí fomos trabalhando até chegar onde estamos hoje.”
A Matuto Artesanato participa da Programação de Fim de Ano da Família, promovida pelo governo do Estado, com a Feira e a Vila Natalina, localizadas próximas ao Palácio Rio Branco. A iniciativa conta com a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Além do artesanato
A chefe do Departamento de Pequenos Negócios, Sirlânia Venturin, destaca o retorno positivo dos clientes e empreendedores na Feira e Vila Natalina, que conta com apresentações culturais e uma variedade de produtos.

A expectativa é que as vendas deste ano superem o faturamento de R$ 300 mil arrecadados pelos empreendedores no ano passado.
“Têm produtos de excelente qualidade e a programação cultural tem sido mais uma atração para fazer com que a Feira Natalina seja um lugar com mais opções de diversão e degustação para todos”, destacou Sirlânia.
Débora Ribeiro, com a Matuto Artesanato, também participa de feiras coletivas promovidas pelo Movimento Elas Fazem Acontecer e pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Programação
A Vila Natalina, com empreendimentos de artesanato, doces e presentes, está localizada em frente ao Palácio Rio Branco, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.
A Feira Natalina, com empreendedores dos segmentos de brinquedos, jardinagem e alimentação, acontece na Avenida Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco, das 17h às 22h, até o dia 28 de dezembro.
*Com informações da Agência Acre










