Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Ariquemes: Uso consciente de crédito pode ajudar empresários

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

O uso consciente de recursos obtidos por crédito nas instituições financeiras pode ajudar empreendedores a abrir uma empresa ou até mesmo ampliar seus negócios. É o que dizem os especialistas em crédito de instituições que participaram de palestras e oficinas do Sebrae Rondônia, durante a Semana Nacional de Crédito.

Em Ariquemes, empresários participaram de duas ações do Sebrae para o uso consciente do crédito. “O crédito não pode ser utilizado como desculpa, precisa ser buscado de forma consciente para uma finalidade específica, caso contrário o empresário pode ter dor de cabeça.”, diz o analista técnico do Sebrae Domingos Oliveira.

O Sebrae reuniu em Ariquemes especialistas para conversar com empreendedores da cidade e aqueles que estão pensando em abrir uma empresa.

Para José Henrique, especialista em crédito de um banco de fomento, a principal dica para quem está pensando em financiamento é se questiopnar: “Preciso realmente de crédito?” “A partir da resposta, o empresário precisa analisar minuciosamente sua capacidade de pagamento, para não se endividar.”, alerta.

Já a Elissandra Araújo, gerente de uma cooperativa de crédito, ressalta que o financiamento até pode ser utilizado para amortizar dívidas, mas quando esse recurso é utilizado para investimentos é a melhor opção. “O valor adequado e o prazo equilibrado formam o conjunto ideal para o empresário na tomada de crédito. É necessária uma avaliação criteriosa, pois existem várias soluções financeiras, que podem se ajustar melhor a cada uma das situações.”, destaca.

A empresária Sabrina Moreira Magri é responsável pela área administrativa da oficina mecânica do pai. Durante a conversa com especialistas em crédito, foi orientada a utilizar máquina para recebimento de valores no cartão de débito ou crédito. “Essa maquinha vai resolver muitos problemas, de perda de clientes e até para evitar a inadimplência. É muito bom ter esse contato com quem entende do assunto.”, esclarece.

Página inicial / Economia / Ariquemes: Uso consciente de crédito pode ajudar empresários