A Praça Quero- Quero, localizada no bairro Jardim Europa, em Ariquemes, foi o primeiro local público do Estado de Rondônia a receber playgrounds adaptados para crianças com deficiência.
Quem garante este pioneirismo é Letícia Vargas, coordenadora do Projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade – LIA, regulamentado na cidade em outubro de 2018, através da Lei Municipal 2.202. “Esse projeto nasceu em Curitiba (PR) e eu conheci através das redes sociais. Então, eu entrei em contato com os idealizadores para cadastrar Ariquemes […] e no final de outubro de 2018, apresentamos para a Câmara Municipal. Todos os vereadores e a Prefeitura abraçaram essa causa e hoje, menos e um ano depois, já temos as instalações. Então, foi um tempo recorde.” Explicou Letícia.
Custo zero
Os brinquedos foram fabricados com madeira apreendida, destinada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A mão de obra é de detentos do Regime semiaberto, inseridos no Projeto ‘Construindo a Liberdade’, que são capacitados por servidores da Sema. “Através desta parceria nós já instalamos mais de vinte playgrounds nas áreas públicas de Ariquemes e agora também o primeiro do estado adaptado para crianças com deficiência, tudo sem custos adicionais para o município”, afirmou Thiago Flores, prefeito de Ariquemes.
Novos kits
A previsão é que os dois próximos kits sejam colocados nos conjuntos populares ‘Feliz Cidade’ e ‘Zona Sul’, pertencentes ao Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal. “Um dos critérios de preferência para ser contemplado com uma das unidades habitacionais é ter familiar com deficiência física, por isso estes serão os próximos locais a receber, para atender as crianças com deficiência que moram nestes residenciais”, concluiu Vilmar Ferreira, secretário da Sema.