18 de outubro de 2024

Ariquemes promove oficina gratuita de fabricação de vassouras com PET

De acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a decomposição de uma garrafa PET na natureza leva, no mínimo, 100 anos.

A produção da embalagem no Brasil, chegou a assustadoras 810 mil toneladas, em 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET. Deste total, apenas 294 mil toneladas são recicladas. O restante acaba indo para descarte, geralmente irregular, em lixões, aterros, terrenos baldios, ou ainda, em vias públicas, onde são levadas aos córregos pelas chuvas, provocando alagamentos urbanos e poluição.

Petróleo

Cada garrafa tem diversos produtos e é composto de Polietileno tereftalato, um polímero termoplástico, derivado do petróleo.

Para reduzir os impactos causados pelo descarte irregular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Ariquemes, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), capacitou gratuitamente a primeira turma em produção de vassouras feitas com garrafas pet de 2 litros.

Segundo a secretária da Sema, Silane Guedes, foram 20 horas de aulas, nas quais os oito alunos aprenderam a produzir dois modelos diferentes de vassouras. “O curso faz parte do projeto 360º de Desenvolvimento Sistêmico de Ariquemes, onde através das mais diversas capacitações, palestras e oficinas, realizadas com os parceiros desta proposta, pretendemos capacitar mão-de-obra e dar possibilidade de empreendedorismo, sempre com foco no desenvolvimento sustentável”, disse Silane.

Ao longo de 2018, cerca de 500 pessoas receberam certificação profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Para 2019 já há confirmação de mais 80 cursos. A agenda de capacitações profissionais e os locais de inscrições podem ser conferidos no portal da Prefeitura de Ariquemes ou na página do Facebook.