18 de outubro de 2024

Ariquemes promove o terceiro encontro das famílias de alunos com Síndrome de Down

Alusivo ao Dia Mundial de Pessoas com a Síndrome de Down, o dia 21 de março é uma referência ao cromossomo 21, que caracteriza a condição. Neste ano, a terceira edição do encontro ocorreu na quarta-feira (20), no espaço de Festa Infantil Anarkids, no setor 03, em Ariquemes, e contou com a presença do prefeito Thiago Flores, do vereador Joel Martins (DEM) e da Secretária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cleuzeni Maria de Jesus. 

Com o Tema “Ninguém fica para Trás”, o objetivo, de acordo com a Coordenadora da Equipe de Educação Inclusiva da Semed, Maria Geralda, foi dar mais um passo na desmistificação da ideia de que a pessoa com síndrome de Down não tem capacidades. 

Para isso, além de diversas atividades recreativas, a Semed ofereceu ainda um café da manhã especial aos familiares dos alunos com Down, matriculados na rede.  “Nós promovemos a interação entre as famílias de maneira a conhecerem as diferentes realidades de cada uma, numa troca de experiências”, disse Maria Geralda.

A servidora pública Patrícia Cassia Bolzon, mãe do Davi Lucca, de 4 anos, participou  do evento e considera que estas promoções são extremamente importantes para a formação social das crianças. “Infelizmente, a inclusão não acontece sempre. Então, estamos trabalhando para que os outros enxerguem que as crianças com síndrome de Down também fazem parte da sociedade e devem ser tratadas com igualdade”, afirmou.

Inclusiva

A Coordenadora da Equipe Educação Inclusiva da Semed, Maria Geralda, explica que a atuação do departamento consiste em ações que garantam o acesso e a permanência do aluno com deficiência no ensino regular. Para isso, os trabalhos ocorrem de forma articulada com as escolas, através da equipe da sala de recursos, que faz o atendimento educacional especializado, bem como dá suporte e apoio pedagógico ao professor do ensino comum. “O professor recebe formações referentes ao público-alvo da educação especial, fazendo atendimento específico com aluno, os pais/responsáveis, e o professor.” Disse Maria Geralda.

Cuidador

Maria Geralda ainda explica que quando um aluno com deficiência é matriculado, a equipe verifica de perto a necessidade do educando quanto a um cuidador para auxiliar na locomoção, alimentação, higiene, contenção de agressividade, além de estimular o aluno a realizar as atividades escolares.