Aproximadamente 1,5 mil alunos e cinquenta professores de língua portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, lotados na rede municipal de educação de Ariquemes, receberam o material durante uma cerimônia realizada no Espaço Cultural da Prefeitura, na manhã da última quinta-feira (13), que contou com a presença o Prefeito Thiago Flores, dos vereadores Natan Lima (PTB) e Joel Martins (DEM), além da Secretária Municipal de Educação, Cleuzeni Maria de Jesus.
O kit do aluno é composto por uma mochila, livros literários com temas e gêneros textuais diversificados e ainda, um livro de leitura e escrita, um livro diário/agenda. Já o kit do professor contém, além dos mesmos livros dos alunos, um manual de sugestões e orientações, livros de formações e diário do Educador. Todo material foi adquirido através de um convênio com o Governo do Estado de Rondônia, no valor de 570 mil reais.
Incentivo
O projeto consiste em seis etapas, que serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2019, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Vai desde a apresentação à comunidade, até aplicação de avaliações diagnósticas das habilidades de leitura, formação continuada para professores de língua portuguesa do 5º ano e coordenadores, feiras culturais e seminários de exposição. Ao final, os alunos produzirão livros como trabalho de conclusão.
Diagnóstico
A ideia de implantar o Projeto “Ondas da Leitura” em Ariquemes surgiu em 2017 quando a SEMED realizou um diagnóstico para identificar as principais dificuldades dos alunos dos 5º anos. A partir de então, uma equipe visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Sendim, de Sobral – CE, município que naquele ano alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País. Entre as metodologias utilizadas para este resultado estava a implantação do projeto.
“Nós fomos buscar um modelo de sucesso para implantar em Ariquemes e lutamos para conseguir chegar a este momento. Sabemos que é um trabalho gradativo que envolve o aluno, escola e família, mas nossa expectativa é que os primeiros resultados sejam percebidos dentro de pouco tempo.” Afirmou Cleuzeni Maria de Jesus, secretária da SEMED.