Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Ariquemes: Professores e alunos recebem kits do projeto nas ondas da leitura

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Aproximadamente 1,5 mil alunos e cinquenta professores  de língua portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, lotados na rede municipal de educação de Ariquemes, receberam o material durante uma cerimônia realizada no Espaço Cultural da Prefeitura, na manhã da última quinta-feira (13), que contou com a presença o Prefeito Thiago Flores, dos vereadores Natan Lima (PTB) e Joel Martins (DEM), além da Secretária Municipal de Educação, Cleuzeni Maria de Jesus.  

O kit do aluno é composto por uma mochila, livros literários com temas e gêneros textuais diversificados e ainda, um livro de leitura e escrita, um livro diário/agenda. Já o kit do professor contém, além dos mesmos livros dos alunos, um manual de sugestões e orientações, livros de formações e diário do Educador. Todo material foi adquirido através de um convênio com o Governo do Estado de Rondônia, no valor de 570 mil reais.

Incentivo

O projeto consiste em seis etapas, que serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2019, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Vai desde a apresentação à comunidade, até aplicação de avaliações diagnósticas das habilidades de leitura, formação continuada para professores de língua portuguesa do 5º ano e coordenadores, feiras culturais e seminários de exposição. Ao final, os alunos produzirão livros como trabalho de conclusão.

Diagnóstico

A ideia de implantar o Projeto “Ondas da Leitura” em Ariquemes surgiu em 2017 quando a SEMED realizou um diagnóstico para identificar as principais dificuldades dos alunos dos 5º anos. A partir de então, uma equipe visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Sendim, de Sobral – CE, município que naquele ano alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País. Entre as metodologias utilizadas para este resultado estava a implantação do projeto.  

“Nós fomos buscar um modelo de sucesso para implantar em Ariquemes e lutamos para conseguir chegar a este momento. Sabemos que é um trabalho gradativo que envolve o aluno, escola e família, mas nossa expectativa é que os primeiros resultados sejam percebidos dentro de pouco tempo.” Afirmou Cleuzeni Maria de Jesus, secretária da SEMED.

Página inicial / Educação / Ariquemes: Professores e alunos recebem kits do projeto nas ondas da leitura