O prefeito Thiago Flores anunciou ontem que a prefeitura não disponibilizará recursos públicos municipais para a realização do Carnaval, uma vez que não há previsão orçamentária para este fim. Caso a administração optasse por fazer a festa, declarou Flores, demandaria gastos de recursos próprios para custear os quatro dias de celebrações.
“Não se faz festa destinada a um público como o de Ariquemes em que se gaste menos de R$ 60 mil por dia, considerando as mais diversas atividades envolvidas num evento deste porte, e estes valores já estão destinados a outras áreas de necessidade primária, como saúde e educação”, afirmou o Prefeito.
Ainda de acordo com Thiago Flores, a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) está em fase de regulamentação e em 2020 poderá captar recursos específicos para esta finalidade, junto aos Governos Estadual e Federal.
Espaços públicos
Embora o município tenha confirmado que não arcará com os custos do Carnaval, o Presidente da Funcet, Lafaiete Ribeiro, disse que a Fundação trabalha na articulação de apresentações com bandas de Porto Velho e participação um show nacional, para o período. A promoção é de uma empresa privada que, uma vez feche a parceria, fará a venda de kits para acesso a área delimitada e, como contrapartida, disponibilizará um dia gratuito, com matinê para as crianças.
A previsão é que o evento ocorra no espaço Alternativo, mediante pagamento dos devidos tributos municipais relativos. A confirmação deve ocorrer até o final desta semana, mas caso não seja efetivada, a FUNCET realizará o Carnaval Cultural, com atividades públicas durante os dias de festa.
Nas escolas
Já a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoverá o tema nas unidades educacionais, através de trabalhos e atividades alusivas a história e ao significado da data.











