No último final de semana, a empresa Técnica Rondônia de Obras (Trol), contratada pelo governo de Rondônia para construir uma ponte de concreto com 120m de extensão, concluiu a concretagem da laje, encerrando o projeto.
A ponte foi construída sobre o rio Jamary, na BR-421, na saída de Ariquemes para os municípios de Monte Negro, Buritis, e que também beneficiará os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Agora, a empresa está construindo os muros de contenções dos aterros, para que o governo possa iniciar os aterros das cabeceiras.
Trânsito
A nova ponte terá mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas laterais. O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Luiz Carlos Katatal, frisa que o projeto atenderá a demanda de crescimento da população naquela região, que utiliza uma antiga ponte de uma única via. A atual ponte de aço e concreto permanecer no local, para atender o fluxo somente de pedestres e ciclistas.
Com a abertura da Estrada Parque, ligando Buritis aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, o trânsito na BR-421 foi intensificado, sendo que em alguns momentos se formam filas para transpor a atual plataforma que tem passagem para um veículo por vez. Agora, com a conclusão da nova ponte esse problema será resolvido.
Ji-Paraná
O governo constrói outra grande ponte de concreto, esta com 150 metros de extensão, sobre o rio Urupá, na RO-135, na saída de Ji-Paraná para o distrito de Nova Londrina e aos municípios da BR-429 (Alvorada do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel, Seringueiras e Costa Marques). Este projeto está com 80% de conclusão e será encerrado no início de 2019.