A prefeitura de Ariquemes sancionou a Lei nº 2.517/2021, que insere no calendário de ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será realizada anualmente entre 8 e 15 de agosto.
O objetivo do projeto, que é de autoria da vereadora Simone Macedo, é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
Instituições
As campanhas serão desenvolvidas pela Semsau, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e Desenvolvimento Social (Semdes), além de instituições públicas e privadas.
Diversos fatores contribuem para que ocorram gestações em adolescentes. No entanto, dados do Ministério da Saúde alertam para a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos, os quais seriam os principais motivos.
Falta de acesso
Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive, para a falta de acesso ao sistema de saúde (SUS), englobando também o uso inadequado de contraceptivos.