Informação é com a gente!

07 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

07 de fevereiro de 2026

Ardida como Pimenta: quem garante a transferência de votos?

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Com a divulgação da primeira pesquisa oficial encomendada pela Revista Veja, o ex-presidente Lula aparece na frente de Bolsonaro e o dobro dos outros quatro candidatos juntos (Marina, Ciro, Alckmin e Dias). É certo entre os bastidores do PT que o TSE não reconhecerá o registro da candidatura de Lula em 15 de agosto, alterando assim as peças do jogo eleitoral da largada à corrida presidencial 2018.

Eis a grande dúvida norteadora dos outros candidatos à presidência, inclusive de Jair Bolsonaro: Para onde vão os votos do ex-presidente Lula com a confirmação de sua inegibilidade? Uma incógnita com milhões de palpites por todo o Brasil. Temos um denominador comum; os votos de Lula não são exatamente os votos do PT.
Lula se transformou num líder para milhões de brasileiros e continuará sendo independente de seu destino. É a personificação do Getúlio Vargas no século das Redes Sociais. O eleitorado de Lula jamais irá transferir seu voto ao trio parada dura: Bolsonaro, Alckmin e Álvaro Dias (lotados a partidos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma). Esse mesmo eleitorado será dissipado entre Ciro Gomes do PDT e Marina Silva da Rede, por terem constituído um vínculo no passado com Lula.

A outra incógnita são os votos do PT que necessariamente não são do ex-presidente Lula e não se sabe certamente seu destino. Muitos que defendem o candidato Jair Bolsonaro um dia votaram no PT. Eis a questão que só será respondida em 07 ou 28 de outubro.

 

SONHO BOM
O destino da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência da República depende da decisão que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) tomará em convenção no próximo domingo. Se o PSB apoiar Ciro, ele continuará sonhando com uma vaga no segundo turno da eleição de outubro. Do contrário, seguirá se arrastando e sob o risco de morrer na praia pela terceira vez.

TENDÊNCIAS
Partindo-se da premissa de que o PT estará no segundo turno, resta a outra vaga. Mais uma vez, Ciro Gomes foi uma boa promessa, mas derrota-se a si próprio pelo destempero e incapacidade de fazer política, de atrair apoios. E Marina Silva tende a, pela terceira vez, inflar no início e murchar no final.

RESPEITO É BOM…
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, indicou novamente que o partido não tem interesse em uma aliança eleitoral com a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede. O dirigente afirmou que é preciso respeitar a pretensão de Marina da mesma forma como o PSB pretende apoiar Ciro Gomes do PDT ou ficar pela primeira vez numa eleição presidencial na neutralidade.

VICE ZEN
O PSL de Jair Bolsonaro continua com dificuldades para escolher um vice com popularidade. Os nomes que vão de astronauta à advogada do impeachment de 2016 não se definem nos planos de Bolsonaro. A problemática está justamente em definir um vice que seja uma espécie de monge budista.

Página inicial / Política / Ardida como Pimenta: quem garante a transferência de votos?