
Carregamento trouxe unidades de CoronaVac, imunizante que desde o início da semana não é aplicado em idosos de Macapá e Santana. Vacinas recebidas no Amapá serão distribuídas aos municípios
GEA/Divulgação
Desembarcou na tarde desta sexta-feira (23), a 14ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde para o Amapá. O estado recebeu 8,9 mil unidades, sendo 2,4 mil da CoronaVac, que está em falta em Macapá e Santana e desde o início da semana está atrasando a aplicação da 2ª dose do imunizante em idosos, onde muitos vão tomar depois do prazo de 28 dias estabelecido pelo fabricante, o Instituto Butantan.
O governo do estado, que recebeu o carregamento, informou que as duas cidades, além de Mazagão, vão receber as doses correspondentes ainda nesta sexta-feira (23).
Avião com vacinas da Covid-19 desembarca em Macapá
GEA/Divulgação
O lote também trouxe 6,5 mil unidades do imunizante da Astrazeneca, produzida no país pela Fiocruz e que tem prazo maior entre as 2 doses, de até 90 dias, não podendo ser aplicada em quem tomou a CoronaVac.
Oxford e CoronaVac: veja raio X das vacinas aprovadas pela Anvisa para uso emergencial
Intervalo pouco maior que 28 dias entre 1ª e 2ª doses da CoronaVac não afeta imunização, diz UFMG
Covid-19: os riscos de não tomar a segunda dose da vacina
O governo explica ainda que a responsabilidade de definir os públicos a serem imunizados é de cada prefeitura.
“Este novo lote que recebemos agora está dentro do cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI). Com ele, entraremos em uma nova etapa do plano estadual, avançando para o nosso objetivo que é vacinar toda a população amapaense”, comentou Dorinaldo Malafaia, chefe da Superintendência de Vigilância em Saude no Amapá.
Total de doses para cada município
GEA/Reprodução
Carga com 8,9 mil doses de vacinas da Covid-19 chega ao Amapá
SVS/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:











