Instabilidade no Meu INSS persiste: aplicativo do governo federal enfrenta problemas pelo terceiro dia consecutivo, gerando insatisfação entre os usuários
Uma falha no aplicativo Meu INSS na manhã desta quarta-feira (21) gerou uma onda de reclamações de usuários nas redes sociais. O aplicativo, essencial para o acesso a serviços previdenciários, ficou instável, impedindo que muitos cidadãos realizassem consultas e solicitações.
De acordo com o site Downdetector, que monitora a instabilidade de serviços digitais, ao menos 100 notificações de erro haviam sido registradas até as 10h. Essa é a terceira ocorrência de problemas no sistema do governo federal em dias consecutivos.
Na segunda-feira (19), a Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico do INSS, informou que os problemas no Meu INSS foram causados por um aumento atípico no volume de acessos. A estatal afirmou que a falha havia sido resolvida e que os sistemas operavam normalmente. A sobrecarga ocorreu em razão da atualização da margem para empréstimos consignados, do reajuste de benefícios e da nova alíquota do Imposto de Renda, que ampliou a isenção para quem recebe até R$ 5.000.
Em um único dia, foram registradas cerca de 8,5 milhões de consultas — alta de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos —, o que comprometeu o tempo de resposta do sistema. A alta demanda demonstra a importância do aplicativo para a população, mas também expõe a fragilidade da infraestrutura diante de picos de acesso.
A Dataprev não se pronunciou até o momento sobre a nova instabilidade. A expectativa é que a empresa divulgue um comunicado em breve, informando as causas do problema e as medidas que estão sendo tomadas para normalizar o serviço. A situação causa transtornos para quem precisa acessar serviços como agendamento de perícias, solicitação de aposentadorias e consultas de extratos.
Reportagem em atualização.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com informações do G1











