Informação é com a gente!

22 de outubro de 2025

Informação é com a gente!

22 de outubro de 2025

Apagão na nuvem da Amazon afeta serviços no mundo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

Uma falha no serviço de nuvem Amazon Web Services (AWS) causou instabilidades em diversos sites e aplicativos globalmente nesta segunda-feira (20). A tecnologia da Amazon é utilizada por grandes empresas como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.

A Amazon identificou o problema por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, informou a companhia.

O que é a Amazon Web Services (AWS)?

A AWS é a divisão de computação em nuvem da Amazon. Inicialmente criada para atender às próprias necessidades da empresa, a AWS hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial. Seus principais concorrentes incluem Azure (Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM.

De acordo com a agência Reuters, mais de 500 empresas que dependem da AWS enfrentaram problemas. Entre elas, a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o aplicativo de educação Duolingo.

Até a última atualização desta reportagem, a Amazon não detalhou a causa da falha. Por volta das 8h (horário de Brasília), a empresa informou em sua página de “Integridade de Serviço” que as plataformas afetadas estavam retornando à normalidade.

Onde ocorreu a falha?

A interrupção está concentrada na região US-EAST-1, que corresponde ao datacenter da AWS localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A Amazon também relatou “taxas de erro significativas” no DynamoDB, um sistema de banco de dados crucial para aplicações que exigem alta velocidade e estabilidade.

“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, informou a Amazon por volta das 5h30 (horário de Brasília).

Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence e prevenção a fraudes na BlueDiamond, explica que “ao que tudo indica, uma falha no DynamoDB foi a responsável pela interrupção de alguns sistemas”.

O site Downdetector, que monitora a estabilidade de sites e aplicativos, registrou mais de 4 milhões de relatos de problemas relacionados ao incidente, segundo a Reuters.

Serviços impactados:

  • Prime Video
  • Perplexity
  • Fortnite
  • HBO
  • Signal
  • Roku
  • Roblox
  • Lyft
  • Clash Royale
  • Clash of Clans
  • Coinbase
  • Robinhood

Esta reportagem está em atualização.