A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do pó para preparo de café em sachê Fellow Criativo, da marca Cafellow. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 28 de maio.
Motivos da proibição
A proibição se baseia em três principais motivos, segundo a Anvisa: a presença de extrato de cogumelo Agaricus Bisporus, um ingrediente cuja segurança para uso em alimentos não foi avaliada; alegações na embalagem e na propaganda de que o produto auxilia no ‘controle de insulina’ e ‘diminui o colesterol’, sem que essas afirmações tenham sido aprovadas pela agência; e informações no rótulo que podem induzir o consumidor ao erro, fazendo-o acreditar que se trata de café puro, quando contém outros componentes.
A embalagem do Fellow Criativo exibe a inscrição “pó para preparo de café”, com os termos “café em sachê” em destaque, e é descrito no site da empresa como “café arábica com extrato de cogumelo”.
A Cafellow comercializa seus produtos pela internet. A empresa ainda não se manifestou sobre a decisão da agência.
Outros produtos da marca
A Cafellow ainda oferece outros dois tipos de sachê em seu site, que não foram incluídos na proibição da Anvisa: o Fellow Determinado, descrito como “café puro”; e o Fellow Sensual, um pó para preparo de café com sabor de cereja e framboesa, enriquecido com maca peruana.
Legislação sobre café
De acordo com a legislação brasileira, o produto só pode ser considerado café se contiver exclusivamente o grão de café. A lei permite a presença de até 1% de impurezas naturais e matérias estranhas, mas proíbe a adição de elementos estranhos como grãos de outros vegetais, corantes, açúcar ou borra de café solúvel.









