Na manhã desta terça-feira (27), a Agência Municipal de Regulação (AMR), por meio de sua diretora e presidente, Simone da Costa, e técnica operacional, Líbia Albuquerque, realizou vistoria nas obras que estão em execução pela concessionária. A ação foi em conjunto com o diretor e presidente da companhia Águas de Ariquemes, Eduardo Lana de Paula, e a assessora de comunicação da concessionária, Fabiana Simão.
O bairro Jardim Paulista começou a receber a implantação de rede de água tratada no dia 20 de julho. Os trabalhos foram iniciados pelas ruas Guarujá, Ibitinga e Ribeirão Preto, com previsão de conclusão em 60 dias. A ação também contemplará o bairro Jardim Paulistano e interligações nas redes com finalização no bairro Jardim Monte Alegre. Serão 10 mil metros de rede que disponibilizarão água tratada a, aproximadamente, 3,8 mil moradores.
Desativação
A execução faz parte dos programas prioritários do Plano Municipal de Saneamento Básico, o qual prevê a desativação gradual dos poços rasos, uma vez que as análises laboratoriais ordinárias e periódicas demonstram que os poços amazônicos estão contaminados e, portanto, promovem a propagação das doenças de veiculação hídrica.
A mais comum delas é a contaminação por E.coli, bactéria que provoca dor abdominal, diarreia, infecção urinária, colite hemorrágica (um tipo de gastroenterite) e síndrome hemolítico-urêmica, definida pelo Ministério da Saúde como uma doença grave.
Reservatório
No dia 4 de maio, a AMR participou do cerimonial de lançamento da obra do novo reservatório com capacidade de reservar 2 milhões de litros de água.
Na ocasião, o diretor e presidente da concessionária informou que a obra aumentaria em 85% a capacidade atual de reserva e atenderia cerca de 90 mil pessoas. Ele ainda afirmou que, com a equalização do sistema, após a entrega prevista para ocorrer em 100 dias a contar do lançamento, os problemas pontuais de baixa pressão seriam solucionados.
Resposta
Para Simone da Costa, diretora e presidente da AMR, as obras representam resposta dos trabalhos realizados pela agência.
“A agência trabalha diariamente para promover o fiel cumprimento do contrato, sempre visando o bem público comum. Para isso, são realizadas vistorias ordinárias, as quais viram relatórios com apontamentos importantes, que devem ser atendidos pela concessionária. Quando isso não ocorre, está passível de notificações e até autos de infração, sempre com objetivo de garantir que a população seja atendida com serviço de boa qualidade”, finaliza.