18 de outubro de 2024

Ampliação da Telessaúde no SUS beneficia municípios do Pará e Amazonas

O Presidente Lula reforça a importância da conexão digital na saúde e educação durante inauguração do programa Norte Conectado.

Avanço digital na saúde

O Ministério da Saúde anunciou que o acesso à telessaúde será expandido em dez municípios nos estados do Pará e Amazonas. A estratégia tem como base a Infovia 01, parte integrante do programa Norte Conectado, que será lançada nesta segunda-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Santarém, Pará.

Lula, que visita a Região Norte desde a semana passada, esteve no Navio Hospital Escola Abaré, em Santarém, onde se conectou digitalmente com profissionais de saúde e pacientes de outros locais da região que utilizam a telemedicina.

Lula expressou seu entusiasmo com a iniciativa, afirmando: “Quando se começou a falar em telemedicina, houve um tempo em que eu também tinha dúvida se ia dar certo ou não. E agora eu estou aqui, sentado numa cadeira, na frente de pessoas que estão vivendo isso, estão provando que vai dar certo”.

Ele destacou o objetivo de conectar todo o Brasil no campo da educação e da saúde, ressaltando a importância da gestão adequada por parte das prefeituras e dos profissionais de saúde para o sucesso do programa.

Importância da conectividade

A Infovia 01, uma iniciativa do Ministério das Comunicações, vai possibilitar o aumento do atendimento de saúde em municípios de difícil acesso, evitando deslocamentos longos e custosos. Com essa nova conexão, é possível expandir a atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo teleconsulta e telediagnóstico, garantindo assim o acesso integral à saúde para essa população.

O Ministério da Saúde relembrou que o programa de Telessaúde, lançado em 2006, tinha até 2016, 64 núcleos em todos os estados do Brasil. No entanto, a falta de investimento e gestão fez com que esse número caísse para 13 núcleos em 12 estados. Até o presente ano, já foi atingido 78,4% do total de telediagnósticos previstos, o que equivale a 616.893 diagnósticos.

A Infovia 01 e sua abrangência

A Infovia 01, que conecta Santarém a Manaus, foi construída com 1,1 quilômetro de cabo de fibra óptica no leito dos rios amazônicos. Essa conexão também beneficiará as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.

Com a nova conexão, a qualidade da internet via satélite será significativamente melhorada, permitindo, por exemplo, o envio de imagens em alta resolução, essenciais para a análise de exames por especialistas.

O programa Norte Conectado

Ao todo, o programa Norte Conectado conta com oito infovias que atenderão 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Navio Hospital Escola Abaré

O Navio Hospital Escola Abaré, a primeira unidade básica de saúde fluvial do país, atende comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós com serviços clínicos e odontológicos. Gerenciada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com o Ministério da Saúde e municípios do Pará, a embarcação realiza cerca de seis expedições por ano, cada uma com duração aproximada de 20 dias, atendendo cerca de 20 mil usuários por ano. Agora, também conta com um Ponto de Inclusão Digital para atendimentos de telessaúde.