Um casal tem feito sucesso nas redes sociais ao mostrar a rica cultura amazônica. Lucas Mendonça, manauara que vive no Arizona, nos Estados Unidos, compartilha com a esposa, Eden, tradições e costumes da região, e os vídeos estão viralizando no Instagram.
Lucas começou a postar vídeos fitness, mas percebeu que o público se engajava mais quando ele incluía a esposa e mostrava um pouco do seu dia a dia, com referências à cultura amazonense. As gravações variam entre momentos divertidos e curiosidades sobre o cotidiano na Amazônia, com títulos como “Aprendendo forró de galeroso com minha esposa americana”, “Comidas favoritas da minha esposa versão Amazonas” e o popular “Ensinando minha esposa a dançar boi-bumbá”.
O casal se conheceu em 2019, durante uma viagem à Guatemala, e se casou em janeiro de 2021. Lucas trabalha como estimador de projetos de construção, enquanto Eden é fotógrafa. Durante uma visita a Manaus em agosto de 2025, decidiram registrar a experiência de Eden conhecendo a culinária, as danças e as expressões culturais do Amazonas.
Entre os vídeos de maior sucesso, estão os registros do “forró de galeroso”, as experiências com a culinária local e a gravação de Lucas ensinando Eden a dançar boi-bumbá. Lucas e Eden planejam os conteúdos juntos, buscando sempre uma troca de experiências e aprendizado mútuo.
“Ela também me apresenta coisas da cultura americana. Todo dia a gente aprende algo novo”, conta Lucas. O casal relata que alguns dos momentos mais engraçados surgem de forma espontânea, como a reação de Eden ao dirigir em Manaus, achando o trânsito muito rápido, ou ao experimentar o ‘capitão’, prato típico feito com arroz, feijão e farinha amassados à mão.
Para o futuro, Lucas planeja criar vídeos sobre as gírias amazonenses. Ele se sente orgulhoso em poder mostrar a cultura local para o mundo e espera que seus futuros filhos conheçam as origens do pai. “Tenho muito orgulho da nossa cultura e quero mostrar ainda mais para minha família norte-americana”, afirma.
Por Sabrina Rocha e Patrick Marques, da Rede Amazônica AM











