Informação é com a gente!

03 de março de 2026

Informação é com a gente!

03 de março de 2026

Amazônia Que Eu Quero leva debate sobre democracia digital ao Congresso

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

A Fundação Rede Amazônica lançou o projeto ‘Amazônia Que Eu Quero’ (AMQQ) no Congresso Nacional, em Brasília, com o objetivo de inserir a região amazônica no debate nacional sobre democracia digital e integridade eleitoral. O evento, realizado no Salão Negro, reuniu especialistas e representantes do poder legislativo para discutir os impactos da tecnologia no processo eleitoral.

A 5ª edição do AMQQ, com o tema “Democracia na Era Digital: O uso das novas tecnologias no processo eleitoral”, visa colocar na agenda legislativa questões cruciais como a desinformação, a regulação de plataformas digitais, o avanço da inteligência artificial e a consolidação das instituições democráticas. A iniciativa busca ampliar a interlocução entre a Região Norte e o Poder Legislativo, oferecendo contribuições técnicas para a formulação de políticas públicas.

O lançamento contou com a palestra de Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais em Mídias e Regulação do Grupo Globo, referência em comunicação e regulação digital. A transmissão ao vivo do evento alcançou os portais G1 Amazonas, G1 Acre, G1 Amapá, G1 Roraima, G1 Rondônia, Portal Amazônia e Amazon Sat, garantindo ampla divulgação e participação social.

Criado em 2019, o AMQQ integra os estados da Região Norte para promover diálogos que reflitam as necessidades e anseios da população local. A iniciativa resulta na elaboração do Caderno de Soluções, um documento que oferece propostas concretas para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia. “O Amazônia Que Eu Quero nasce para ser a voz de quem vive na região”, afirma a jornalista Ruthiene Binda, líder do projeto. “São amazônidas propondo soluções coletivas para seus próprios territórios.”

Com o lançamento no Congresso Nacional, o projeto reafirma a importância de considerar as demandas regionais nas decisões estratégicas do país, posicionando a Amazônia como protagonista na construção de soluções para os desafios da democracia contemporânea.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / FRAM / Amazônia Que Eu Quero leva debate sobre democracia digital ao Congresso