A Região Amazônica foi eleita a principal protagonista do turismo de natureza no Brasil para 2026. A plataforma PlanetaEXO divulgou a seleção dos 15 melhores destinos de ecoturismo do país, com a Amazônia como ícone máximo da biodiversidade global.
A curadoria, que avalia experiência em meio à natureza, receptividade local e alinhamento com a conservação, reforça o potencial da Amazônia em liderar o mercado de turismo regenerativo. O reconhecimento ocorre em um momento de atenção global à região, que também foi eleita Destino do Ano de 2026 pela revista Travel + Leisure.
Segundo Lucas Ribeiro, CEO do PlanetaEXO, “A Amazônia não é apenas um destino, é o coração do planeta. Nossa seleção para 2026 destaca a região porque ela oferece uma infraestrutura única, que vai dos hotéis de selva no Rio Negro (AM) às praias de rio no Tapajós (PA). São experiências que geram renda para as comunidades, valorizam a preservação do bioma e provam, na prática, que a floresta vale muito mais em pé.”

A maior floresta tropical do planeta atrai turistas conscientes, que exploram a região por meio de trilhas ecológicas, passeios de barco e visitas a comunidades ribeirinhas, tanto no Amazonas quanto no Pará. A experiência inclui contato com a fauna e flora exuberantes, como botos-cor-de-rosa, e a imensidão dos rios Negro e Solimões, além das águas cristalinas de Alter do Chão e Rio Tapajós.
Além da Amazônia, a lista do PlanetaEXO inclui Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA), Cambará do Sul (RS), Jalapão (TO), Chapada dos Veadeiros (GO), Vale do Catimbau (PE), Pantanal (MT/MS), Nobres (MT), Barra do Garças (MT), Serra da Capivara (PI), Trijunção (GO/MG/BA), Ibitipoca (MG), Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE).
Com informações do Portal Amazônia.









