A promoção do turismo na Amazônia está dando um passo importante. A Embratur lançou a ‘Marca Amazônia’ na ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro, com o objetivo de integrar e fortalecer a presença dos destinos da Região Norte no mercado global. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, também se reuniu com secretários de turismo dos estados do Norte para planejar o lançamento internacional da marca, que acontecerá na World Travel Market (WTM) em Londres, em novembro.
A ‘Marca Amazônia’ é resultado de uma parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo que reúne representantes dos sete estados da região – Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A iniciativa busca valorizar as culturas locais, dando protagonismo a indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, e posicionar a Amazônia como um produto turístico internacional único.
O lançamento da logo regional já ocorreu em agosto, durante a apresentação do Plano Brasis 2025–2027, em Boa Vista (RR).
A nova marca também inaugura um novo tipo de turismo no Brasil: o turismo de transformação. A ideia é que a visita à Amazônia cause um impacto positivo tanto no visitante quanto no mundo, promovendo a conservação da floresta e o reconhecimento dos conhecimentos tradicionais.
Marcelo Freixo destacou que o fortalecimento do turismo na Amazônia é uma forma de combater atividades ilegais como garimpo e desmatamento. “Para combater atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitário, a economia verde”, afirmou.
O superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, ressaltou a importância da parceria com a Embratur. “A Embratur tem sido essencial para o desenvolvimento do turismo na Amazônia. Estamos alinhados com os estados e a Agência, o que tem impulsionado o turismo de maneira técnica e profissional, nos ajudando a nos conectar com outros países e alcançar nossos objetivos”, completou.
Protocolo de intenções
A Embratur também firmou um protocolo de intenções com a Amazonas Destination para promover o estado do Amazonas no mercado internacional, com foco no segmento de Turismo de Negócios e Eventos (MICE). O acordo prevê ações conjuntas de marketing, participação em feiras e desenvolvimento de produtos turísticos para atrair eventos de grande porte para a região.
Jaime Mendonça de Souza Junior, diretor executivo da Amazonas Destination, celebrou a parceria: “Com esse termo de cooperação, queremos trazer cada vez mais eventos e visitantes para o Amazonas. Manaus é um portão de entrada para a região, uma cidade com uma história rica, combinada com destinos de natureza exuberante.”









