
Resumo
- Amazon permitirá download de e-books do Kindle nos formatos EPUB e PDF a partir de janeiro de 2026, apenas para obras sem DRM e autopublicadas;
- Autores e editoras decidirão se ativam o DRM, o que impedirá o download em dispositivos fora da linha Kindle;
- Medida é direcionada à plataforma Kindle Direct Publishing, e decisões tomadas a partir de 10 de dezembro de 2025 entrarão em vigor em 20 de janeiro de 2026.
A partir de 20 de janeiro de 2026, você poderá fazer download de e-books do Kindle nos formatos EPUB e PDF no computador ou outro equipamento. Com isso, esses livros poderão ser transferidos para celulares, tablets e até leitores de e-books de outros fabricantes. Mas há uma “pegadinha”: a decisão da Amazon vale apenas para obras sem DRM e autopublicadas.
DRM é um mecanismo de gestão de direitos digitais. Em linhas gerais, tecnologias do tipo visam evitar que conteúdos protegidos por direitos autorais sejam interceptados indevidamente ou distribuídos de modo ilegal, coibindo a pirataria.
Em fevereiro deste ano, a Amazon deixou de permitir download de e-books para Kindle a partir de seu site, justamente sob o argumento de coibir violações de DRM. A decisão deixou muitos usuários contrariados, principalmente aqueles que recorriam ao download para fazer backup de livros.
Como a Amazon permitirá download de e-books?
Se por influência de reclamações de usuários ou não, o fato é que a Amazon decidiu flexibilizar a polêmica política. O download de livros voltará a ser permitido a partir de janeiro de 2026, nos formatos EPUB e PDF, mas caberá ao autor ou à editora responsável por cada obra decidir se a publicação poderá ser baixada pelo usuário.
Isso significa que autores e editoras deverão definir se desejam ou não ativar o DRM em seus e-books. Se o DRM for ativado, os livros não poderão ser baixados em dispositivos que não compõem a linha Kindle.
Observe também que a medida é direcionada apenas à plataforma Kindle Direct Publishing, que permite que autores independentes ou pequenas empresas publiquem obras para Kindle sem depender de editoras tradicionais.

As decisões tomadas a partir de 10 de dezembro de 2025 entrarão em vigor em 20 de janeiro de 2026. Isso porque, a partir da mencionada data, caba obra permitirá que o autor ou editora habilite o download por EPUB ou PDF, antes de sua efetiva publicação na Amazon.
Para obras publicadas antes de 9 dezembro de 2025, sem DRM, o download em EPUB ou PDF não será ativado automaticamente. Caberá a autores e editoras revisarem as configurações de cada publicação para permitir o download, se for o caso.
Na prática, a Amazon está transferido para autores independentes ou pequenas editoras a decisão de permitir download de e-books e, consequentemente, a sua transferência para aplicativos ou dispositivos que não fazem parte da linha Kindle.
Isso porque, até um passado recente, a Amazon criptografava, por padrão, obras para Kindle por meio do formato proprietário KFX, impedindo o download do livro em dispositivos alternativos, mesmo se a publicação não tivesse DRM. A nova política deixa essa abordagem de lado.
Amazon vai permitir baixar e-books do Kindle no PC, mas só algumas obras










