Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Padre Seixas, em Barreirinha (Amazonas), desenvolveram um jogo de tabuleiro educativo para facilitar o aprendizado de Termoquímica. O projeto, intitulado ‘Caminho Termoquímico’, foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O jogo consiste em um percurso com 30 casas numeradas, além de casas de início e fim, e utiliza cartas com perguntas, desafios e recompensas para tornar a aprendizagem mais interativa. As regras simplificadas incentivam a compreensão dos conceitos-chave da termoquímica, que estuda as trocas de calor em reações químicas e transformações físicas.

De acordo com Evaldo Valente Belo, coordenador do projeto, a iniciativa promoveu a criatividade e um processo de ensino-aprendizagem mais natural e prazeroso. “Acreditamos que a aplicação do jogo nas aulas de Química será uma excelente ferramenta pedagógica para proporcionar aos educandos maior assimilação do conteúdo”, afirma.
O projeto envolveu 18 alunos, entre 18 e 62 anos, e faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE). A expectativa é que a combinação de teoria e prática lúdica torne o aprendizado mais dinâmico e significativo, superando as dificuldades que surgem do distanciamento entre os conceitos químicos e a realidade social dos alunos.

A Fapeam desempenha um papel crucial ao impulsionar projetos de iniciação científica e popularização da ciência no interior do Amazonas. O Programa Ciência na Escola visa incentivar a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa e inovação tecnológica em escolas públicas estaduais e municipais.

Com informações do Portal Amazônia.











