
Resumo
- O Google desenvolve o Aluminium OS, baseado no Android, como sucessor do ChromeOS para laptops e tablets.
- A empresa busca um gerente de produto para liderar a transição entre ChromeOS e Aluminium, que coexistirão temporariamente.
- O nome Aluminium ainda não está definido, e o sistema é testado em processadores recentes, permitindo atualizações em Chromebooks.
O Google está em busca de um gerente de produto para trabalhar em um novo sistema operacional chamado Aluminium OS. Construído com base no Android, ele deve ser o sucessor do ChromeOS e marcar o próximo grande movimento da empresa no mercado de PCs.
As informações foram coletadas pelo site Android Authority, que também encontrou o termo em listas de discussão de desenvolvedores do projeto Chromium. O nome comercial, porém, parece não estar definido.
Vaga de emprego prevê transição entre sistemas
De acordo com o anúncio, a equipe será responsável por desenvolver o ChromeOS e o Aluminium. Entre parênteses, a companhia indica que se trata do Android. Mais adiante, o Google explica que o Aluminium é “um novo sistema operacional com inteligência artificial em seu centro”.
O selecionado para a função será responsável por “conduzir o roadmap e selecionar um portfólio de dispositivos comerciais com ChromeOS e Aluminium Operating System (ALOS) em todos os formatos (laptops, destacáveis, tablets e boxes [mini-PCs]) e segmentos (Chromebook, Chromebook Plus, AL Entry, AL Mass Premium e AL Premium)”.

O Android Authority também observa que esse cargo será responsável pela transição do ChromeOS para o Aluminium. Isso dá a entender que as duas plataformas coexistirão por algum tempo, e que os produtos atuais receberão updates e manutenção até o fim do ciclo de vida.
O nome Aluminium também aparece em listas de discussão de desenvolvedores. Nelas, há indicações de que o novo sistema vem sendo testado em processadores lançados nos últimos anos, o que significa que provavelmente haverá a opção de atualizar Chromebooks para o novo sistema.
Nome ainda não está definido
O Android Authority nota que os desenvolvedores usam vários termos diferentes nesse processo de transição. O ChromeOS atual, por exemplo, é mencionado como “ChromeOS Classic” ou “non-Aluminium ChromeOS”, enquanto o novo sistema é chamado de “Android Desktop” algumas vezes.
Isso pode ser um indício de que ainda não há um nome comercial definido para o Aluminium. Por mais que não tenha tanta presença no mercado, os termos “ChromeOS” e “Chromebook” são razoavelmente conhecidos. Já “Android Desktop” pode ser uma forma de pegar carona em uma marca muito famosa.
Unificação vem sendo discutida há anos
O Google tem divulgado gradualmente informações sobre esse projeto. Em outubro de 2025, Rick Osterloh, um dos principais executivos do Google, afirmou que a empresa trabalha para combinar os sistemas de computadores e smartphones.
Antes disso, em julho de 2025, Sameer Samat, outro nome importante da empresa, mencionou os planos de unificar as duas plataformas. Ao longo de 2024, também surgiram rumores de que o ChromeOS passaria a usar o kernel do Android, visando facilitar o uso de ferramentas do Gemini.
Com informações do Android Authority
Aluminium OS: novo sistema do Google para PCs usará Android como base











