O ministro Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (4) que Jair Bolsonaro cumpra prisão domiciliar. A decisão do integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) se baseia em suposto descumprimento das medidas cautelares anteriormente impostas ao ex-presidente. As informações são do G1.
Segundo o despacho, Bolsonaro teria utilizado perfis de terceiros – incluindo os três filhos parlamentares – para continuar se comunicando com apoiadores por meio das redes sociais. Para Moraes, essas ações demonstram “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
A decisão de Moraes
Moraes afirmou que Bolsonaro burlou, de forma deliberada, a restrição que proibia o uso de redes sociais. O ministro citou que o ex-presidente não utilizou diretamente suas contas, mas teria repassado conteúdos a aliados para que publicassem.
Diante disso, Moraes determinou as seguintes medidas:
- Prisão domiciliar no endereço residencial de Bolsonaro;
- Colocação de tornozeleira eletrônica;
- Proibição de visitas, com exceção de familiares próximos e advogados;
- Recolhimento de celulares no local.
Ainda segundo o ministro, as condutas demonstram a necessidade de medidas mais rigorosas para impedir a repetição de atos semelhantes.
Postagem de Flávio Bolsonaro
No domingo (3), manifestações em apoio ao ex-presidente e com pedidos de anistia ocorreram em diversas cidades. No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro, um dos filhos de Jair, participou do ato e colocou o pai em viva-voz para falar ao público de Copacabana.
O post Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Bolsonaro apareceu primeiro em OFuxico.