O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou na quarta-feira (21), de uma importante reunião com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e com os demais parlamentares rondonienses em Brasília (DF). A reunião teve como objetivo buscar medidas alternativas sobre os possíveis embargos a propriedades rurais por meio da Instrução Normativa 15/2023 imposta pelo órgão.
Na oportunidade, o deputado Alex Redano reforçou o convite aos parlamentares de toda a região Amazônica, para que juntos possam sensibilizar o governo federal para que revejam essa problemática que poderá dar grande prejuízo aos estados e a população do bioma Amazônico. “O clima de tensão que os moradores de Rondônia e dos estados que compõem esse bioma Amazônico passam é assustador, são famílias que têm propriedades a mais de 40 anos e temem por esses embargos de terras imposto pelo Ibama”, disse.
Redano reforçou o convite da audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa, dia 30 de junho, com a presença de parlamentares da região Norte, estados que estão sendo afetados pela normativa do órgão. “Recebemos diversos pedidos de socorro de quem já teme por embargos, a preocupação é de que até 30% das áreas que foram desmatadas após a aprovação do código florestal em 2008 sejam embargadas e o número é grande e preocupante”, conclamou o deputado.