Informação é com a gente!

21 de setembro de 2025

Informação é com a gente!

21 de setembro de 2025

Alerta da Defesa Civil pega moradores do Amazonas de surpresa

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação
14/08/2025
Publicação legal: IPAM – Aviso de Pregão Eletrônico
10/06/2025
Publicação Legal: Aviso de dispensa de licitação
04/06/2025
IPAM: Aviso de dispensa de licitação
08/03/2025
Publicação Legal: Corumbiara – Edital de Leilão Nº 001/2025 – Processo Nº 2234/2023

Moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba receberam, na tarde deste sábado (20), um alerta sonoro em seus celulares que causou estranhamento. A mensagem fazia parte de um teste do sistema Defesa Civil Alerta, realizado para preparar a população para emergências.

Por volta das 14h25, o alerta disparou nos aparelhos, informando que se tratava de um teste de envio de mensagens da Defesa Civil. A ação pegou muita gente de surpresa, gerando comentários e relatos de susto nas redes sociais, principalmente de quem estava almoçando ou descansando.

A previsão inicial era que os alertas fossem enviados às 14h pelo Governo do Estado e às 14h10 pela Prefeitura de Manaus, mas o envio ocorreu um pouco mais tarde, o que intensificou o efeito surpresa. A Defesa Civil do Amazonas explicou que o objetivo do teste é familiarizar a população com o sistema, que será utilizado em situações de risco como enchentes, deslizamentos e temporais.

Através do ‘Defesa Civil Alerta’, a população receberá mensagens diretamente em seus celulares, acompanhadas de um toque sonoro específico, alertando sobre ocorrências e orientando sobre as medidas de segurança a serem tomadas. Em uma publicação descontraída no Instagram, a Defesa Civil tranquilizou a população sobre o ocorrido.

O órgão reforçou que o sistema será usado apenas em situações realmente relevantes, visando a prevenção de acidentes e a segurança da população. Moradores que quiserem confirmar a autenticidade das mensagens podem acompanhar as informações pelos canais oficiais da Defesa Civil.

A iniciativa representa um avanço na modernização das estratégias de prevenção e comunicação de riscos no Amazonas, buscando aproximar o cidadão das ações de proteção civil.