Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Alerta: Contaminação por plástico na Amazônia ameaça saúde

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Um novo estudo acende o alerta para a crescente contaminação por plástico na Amazônia, destacando os perigos não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde das populações que vivem na região. A pesquisa, coordenada pelo Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, analisou a presença de plástico – desde pedaços maiores até micro e nanoplásticos – em rios, florestas, animais e sedimentos da Amazônia.

O objetivo foi reunir e analisar os resultados de diversos estudos científicos sobre a poluição plástica na Amazônia. A pesquisa, publicada na Revista AMBIO, mostra que o problema é mais grave do que se imaginava, com impactos que atingem comunidades ribeirinhas e indígenas, expostas diariamente a toneladas de lixo plástico que chegam aos rios e florestas.

De acordo com Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia, o estudo surgiu da necessidade urgente de entender e enfrentar essa questão, especialmente com a proximidade da COP 30, que será realizada na Amazônia. “O dia 14 de agosto de 2025 é o prazo final para que os países concluam um tratado global contra a poluição plástica. Este estudo chega em um momento crucial para discutirmos soluções”, explica.

A análise de 52 estudos já publicados revelou a ampla distribuição do lixo plástico em toda a Amazônia, tanto em áreas terrestres quanto aquáticas. “Revisamos 52 estudos avaliados por pares e encontramos relatos sobre lixo e fragmentos de plástico em ambientes terrestres e aquáticos do bioma amazônico, o que indica um impacto muito maior do que a maioria das pessoas imagina”, afirma Orellana.

Crise global com reflexos na Amazônia

A bióloga Jéssica Melo, colaboradora do LEGEPI e primeira autora da revisão, ressalta que a Amazônia, apesar de ser a maior bacia hidrográfica do mundo, tem recebido pouca atenção científica no que diz respeito à poluição plástica. “A poluição por plástico é uma crise global de Saúde Única, mas os estudos se concentram muito nos ambientes marinhos. A Amazônia – maior bacia hidrográfica do mundo e que tem o segundo rio mais poluído por plástico – tem recebido atenção científica limitada”, avalia.

Um dos pontos preocupantes é a falta de estudos sobre a presença de nanoplásticos na Amazônia, que já é uma preocupação em outras regiões do planeta. A pesquisadora enfatiza que a contaminação de fontes de alimentos e água representa um risco significativo para a saúde das comunidades tradicionais.

Para os pesquisadores que vivem em Tefé, no interior do Amazonas, o problema é visível no dia a dia. “As comunidades não têm infraestrutura para coleta de lixo. Antigamente, os resíduos eram orgânicos, mas hoje vemos garrafas PET e embalagens de alimentos boiando nos rios”, relata. A falta de políticas públicas de reciclagem e gestão de resíduos agrava a situação, especialmente em comunidades isoladas.

“Enquanto outras cidades avançam com proibições de plásticos descartáveis, não vemos medidas semelhantes no interior do Amazonas. Precisamos de soluções concretas que levem em conta os desafios das comunidades locais”, conclui.

*Com informações do Instituto Mamirauá

Página inicial / Meio Ambiente / Alerta: Contaminação por plástico na Amazônia ameaça saúde