A Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale-RO) divulgou que o edital do novo concurso público será lançado até o final de outubro. A iniciativa, aguardada por muitos rondonienses, oferecerá mais de 200 vagas, com salários que podem chegar a R$ 24 mil. https://transparencia.al.ro.leg.br/media/arquivos_contrato/027-2025_merged.pdf
Oportunidades e níveis de nscolaridade
O concurso, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contemplará vagas imediatas para os níveis médio e superior, além da formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Assistente Legislativo. A expectativa é de que mais de 30 mil candidatos de todo o estado se inscrevam, impulsionando a economia local com a movimentação de pessoas e recursos.
Locais de prova
As provas serão aplicadas em seis cidades de Rondônia: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim, facilitando o acesso dos candidatos de diferentes regiões do estado. A data exata das provas ainda será definida e divulgada pela FGV.
Contrato com a FGV
A contratação da FGV foi realizada por dispensa de licitação, conforme permitido por lei para instituições reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados. O contrato, no valor de quase R$ 3 milhões, visa garantir a lisura e a eficiência do processo seletivo.
Fiscalização e transparência
No final de julho, foi instituída uma comissão composta por cinco servidores da Ale-RO para acompanhar e fiscalizar todas as etapas do concurso. Essa comissão tem o objetivo de garantir que o contrato com a FGV seja cumprido corretamente e assegurar a transparência do processo.
Histórico de concursos
Este é o segundo concurso público realizado pela Assembleia Legislativa de Rondônia. O primeiro, em 2018, ofereceu 110 vagas para cargos como advogado, consultor, assistente e analista legislativo, resultando na convocação de 188 candidatos e na posse de 140.
A realização deste novo concurso representa um importante passo para o fortalecimento do poder legislativo rondoniense e para a atração de profissionais qualificados para o serviço público do estado.











