Nem havia acabado o clima festivo, em torno da inauguração do novo prédio do legislativo estadual, e os parlamentares se envolveram, naquela que pode ter sido a última matéria polemica desta legislatura.
Na tarde de terça-feira, 22, os deputados derrubaram o veto do governo do estado, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2019, que trata sobre o realinhamento de salários, carga horária, entre outras melhorias para a categoria.
Com a presença de dezenas de agentes penitenciários, no novo plenário do parlamento, os deputados atenderam ao pedido da categoria e, por 18 votos favoráveis e nenhum contrário, derrubaram o veto do governador Marcos Rocha.
Penitenciários
No entanto, a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Daihane Regina Lopes Gomes, afirmou que a categoria continuará em “operação padrão”, atendendo apenas situações excepcionais, de urgência e emergência nas unidades prisionais de Rondônia, como a garantia de alimentação e saúde aos apenados, além de determinações judiciais para prisão ou alvarás de soltura.
A medida segue até que o governo do estado se posicione sobre as exigências da categoria.