A cantora Alcione lançou nesta sexta-feira (16) o medley ‘Marabaixo: Tradição do Amapá’, uma homenagem à cultura afro-amapaense que marca a estreia da artista no ritmo tradicional do Norte. O projeto reúne músicas representativas da região, desde cantos ancestrais até clássicos da música popular local, com a participação de artistas amapaenses.
A inspiração para o trabalho veio da paixão de Alcione pela escola de samba Mangueira, que este ano homenageia o Amapá com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju: o Guardião da Amazônia Negra”, e da diversidade cultural brasileira. Marrom, como é conhecida, já explorou diversos ritmos em sua carreira, como forró, xote e baião.

“É muito importante. O Brasil é um país de tantos ritmos, de tantas raças, então é aí que está a beleza da nossa cultura popular. Onde a gente vai tem um pedaço de Brasil cantando e tocando”, declarou Alcione. A artista se encantou com a força ancestral do Marabaixo, um ritmo que ela não conhecia anteriormente, e ressaltou a importância de registrar e divulgar essa cultura para as futuras gerações.
O single ‘Marabaixo: Tradição do Amapá’ conta com nove faixas, incluindo músicas tradicionais como “Mão de Couro” e “No Marabaixo é Assim”, além de clássicos como “Rosa Branca Açucena” e “Vaca Malhada”. A produção musical é assinada por Alan Gomes, com arranjos e percussão de Nena Silva, do quilombo do Curiaú. O projeto nasceu de um convite do governo do Amapá para Alcione.

O Marabaixo é uma manifestação cultural afro-brasileira do Amapá, reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A gravação ocorreu no Rio de Janeiro, com direção musical de Alexandre Menezes e Alan Gomes, mixagem e masterização de Vanios Marques, e a participação do coro de Silmara Lobato e herdeiros da tradição do Marabaixo, como Cleane Ramos, Danniela Ramos, Julião do Laguinho e Lorrany Mendes.
Com informações do Portal Amazônia.












