Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Agronegócio vilhenense é referência em encontro na região de Ouro Preto

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

O modelo de agronegócio vilhenense realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) se tornou referência em encontro de autoridades recentemente na região de Ouro Preto do Oeste. Políticos e representantes de várias esferas do agronegócio do Estado ouviram do prefeito Eduardo Japonês sobre os programas e técnicas aplicados em Vilhena que se consolidaram mesmo durante a pandemia da covid-19.

O prefeito Eduardo foi convidado pela Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura) e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) para participar de encontros na macrorregião de Ouro Preto, envolvendo cidades de cidades de Urupá, Mirante da Serra e Vale do Paraíso.

“Hoje temos vários bons programas que beneficiam do preparo da terra à colheita, da venda da produção à regularização de terras, como o Porteira Adentro, o Programa de Aquisição de Alimentos municipal, estadual e federal, o Balde Cheio, o programa dos poços artesianos, dentre os trabalhos técnicos que fazemos no cotidiano. O meu foco é buscar mais conhecimento. Não podemos nos acomodar. Faço isso em Vilhena e neste encontro tentei repassar um pouco do trabalho realizado por nós nestes últimos anos atendendo o homem do campo. Aprendi muito também e isso será refletido em novos modelos de trabalho para a Semagri”, aponta Eduardo Japonês.

Participaram dos encontros o deputado Estadual Luizinho Goebel, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o diretor-presidente da Emater Rondônia, Luciano Brandão, técnicos do Governo, além de representantes de associações e dos municípios visitados.

Presença

“Ando muito por todas as cidades de Rondônia, e quando fui comunicado pelo pessoal da Seagri, sobre estes encontros para fortalecer o agronegócio fui o primeiro a querer a presença do Eduardo Japonês. O trabalho desenvolvido de forma bem-sucedida em Vilhena é exemplo para todo o Estado. Além dos programas que a Semagri executa, a cidade se tornou referência na apicultura, pecuária de leite, hortifrutigranjeiros, além das múltiplas agroindústrias. Vilhena hoje produz de uma forma abundante e diversificada”, destaca o deputado Luizinho Goebel.

FALA PRODUTOR – Os encontros realizados pela Seagri, denominados “Fala Produtor”, buscam ouvir as demandas de cada região e discutir como o Governo pode colaborar para o desenvolvimento dos projetos do agronegócio em parcerias com prefeituras e associações.

DIAS DE CAMPO – No encontro, ficou decidido que a Semagri de Vilhena promoverá Dias de Campo para a apresentação dos projetos realizados no município para prefeitos, vereadores e lideranças rurais destes municípios para colherem o aprendizado e aplicarem em suas cidades.

Página inicial / Agricultura / Agronegócio vilhenense é referência em encontro na região de Ouro Preto