O casal Alex Moreira dos Santos e Melissa Almeida se encantaram pelo cacau e estão investindo num negócio de família. Produzem doces a base do fruto como rapaduras, pé de moleque e chocolate de açúcar mascavo, tudo a base de cacau e sem o uso de agrotóxico. O casal está participando da 7ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, o maior evento do setor na Região Norte do País.
“Nosso diferencial é produzir doces mais saudáveis e gostosos. Expor nosso trabalho numa feira como esta nos dá a projeção que precisamos para aumentar nossos clientes” disse Alex Moreira.
A produtora rural Adélia de Abreu faz questão de expor seus produtos em todas as edições da Rondônia Rural Show. Ela produz por semana 40 quilos de doces de leite, banana, cupuaçu e amendoim. Além de vender no Feirão do Produtor do município, tem vários clientes como empresas e festas de casamento.
Porta em porta
“Antes eu vendia de porta em porta, agora tenho documentação que me permite vender até para mercados. Nosso empreendimento familiar recebeu da Prefeitura de Ji-Paraná apoio técnico como capacitação e certificação”, falou a Tia Adélia, como é conhecida pelos clientes.
Programa
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), está divulgando o trabalho de sete agroindústrias do município durante a feira. Elas participam do Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias Familiares. Produzem vários produtos como embutidos, defumados, frango, doce, pães e biscoitos.
Divulgação
Para o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), o objetivo é contribuir e divulgar cada vez mais o trabalho desenvolvido na agricultura familiar do município. “Hoje em Ji-Paraná 30 empreendimentos oriundos da agricultura familiar já estão atuando e gerando renda familiar. Percebemos que depois da feira, os produtores vendem muito mais. A propaganda faz toda a diferença”, disse.
Desenvolvimento
Para Marcito, incentivar as agroindústrias familiares é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos agricultores. “Vamos continuar apoiando a agricultura familiar, emitindo a certificação, manter o trabalho de inspeção municipal e oferecer apoio técnico. O resultado é muito positivo, pois garante a qualidade dos produtos, agrega valor a produção, gera emprego e a permanência dos jovens na área rural”, finalizou o prefeito.