Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais

peixe-post-madeirao

Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais

peixe-post-madeirao
alto paraiso

Com a proposta de instruir os produtores rurais no cultivo do café, a Emater-RO realizou na quarta-feira (8), o “Dia de Campo da Cafeicultura”, em uma propriedade rural de Alto Paraíso. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Prefeitura de Alto Paraíso. 

Durante a ação, dezenas de cafeicultores receberam palestras sobre técnicas de manejo e implantação de lavouras, controle de pragas e doenças, colheitas e pós colheita. Também foram abordados temas como análise de solo, adubação e calagem, uso racional de recursos, uso de micro-organismos, sustentabilidade e fermentação dos grãos.

O evento aconteceu em uma propriedade localizada na Linha C-85. O produtor da propriedade conta que iniciou a lavoura de café há quatro anos e que sempre buscou capacitações da Emater para desenvolver novas técnicas de cultivo com eficiência. 

Cenário nacional

O supervisor regional de Ariquemes da Emater, André Luis Castro de Carvalho, destacou a produção cafeeira de Rondônia, que tem ganho destaque no cenário nacional cada vez mais e explicou que o evento foi realizado para apresentar novas tecnologias que estão disponíveis dentro da cadeia produtiva.

“O Estado recebeu na ‘Semana Internacional do Café’ o prêmio de 2º e 3º melhor café do Brasil, na categoria cafés naturais especiais e o prêmio de melhor café do Brasil na categoria fermentado. Por isso, nosso objetivo no ‘Dia de Campo’ é trocar informações com o produtor, saber as dificuldades que possuem, para que Rondônia não só aumente a produção, mas que a gente produza com qualidade e sustentabilidade”, detalhou o supervisor regional.