O cenário da agricultura familiar em Rondônia emerge como um protagonista no contexto nacional, conforme revelado pelo último censo agropecuário do IBGE (2017), que aponta que 81,3% das propriedades rurais no estado estão dedicadas à atividade da agricultura familiar, acima da média nacional que é de 76,8%.
O setor importante para o abastecimento dos mercados locais e a geração de renda recebeu suporte da deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil). Em seu primeiro ano de mandato, a parlamentar apostou no setor e direcionou mais de R$ 3 milhões em emendas parlamentares, fortalecendo as associações rurais e o potencial produtivo de pequenos e médios agricultores.
Desenvolvimento
Em 2023, além dos investimentos de emendas parlamentares, a deputada atuou no sentido de garantir boas estradas vicinais, promover ações para a regularização fundiária e a implementação de políticas públicas para ampliar a logística da produção rural. “A agricultura familiar precisa de apoio para estabelecer competitividade no mercado. O que chega à mesa dos consumidores, depende não apenas de uma produção de qualidade, mas de boa logística e distribuição para que o produtor possa alcançar outros mercados”, defende a deputada.
Atendendo solicitação da Lebrinha, mais de 500 km de estradas rurais foram recuperadas pelo Departamento de Estradas e de Rodagens (DER) e, em parceria com a SEPAT e o INCRA, um mutirão de atendimento foi realizado nas cidades do eixo BR-429, prestando assessoria aos proprietários de terras sobre a regularização fundiária. Duas políticas públicas que vão diretamente ao encontro das necessidades dos produtores.
Parceria
Lebrinha focou nas necessidades das associações de produtores rurais, em parceria com a Emater – com investimento que ultrapassa R$ 3 milhões – serão adquiridos uma variedade de implementos, desde carretas agrícolas a pulverizantes, proporcionando aos agricultores familiares tecnologia para diversificar aumentar seus cultivos.











