O calcário, insumo usado para tornar o solo rondoniense mais produtivo, está fortalecendo a agricultura do Setor Chacareiro da zona Leste de Porto Velho.
Os produtores rurais dessa localidade receberam do Governo de Rondônia, em dezembro de 2023, mais de 100 toneladas de calcário ensacado. Eles já foram capacitados e a etapa atual é de aplicação do calcário para obter bons resultados na próxima colheita.
O apoio faz parte das ações do Governo do Estado em impulsionar a produção de alimentos com uma agricultura familiar desenvolvida. No local, as produções com mais demanda de comercialização são hortaliças e mandioca, mas muitos agricultores também cultivam pomares frutíferos. A aplicação do calcário na área onde compreende essas plantações reduz a acidez do solo e melhora a captação de nutrientes por plantio.
Aplicação
Alguns produtores já fizeram a aplicação do insumo em dezembro de 2023, e outros se preparam para fazer a aplicação este mês. Os resultados, segundo a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), devem ser percebidos em até 90 dias após a aplicação.
O produtor rural Raimundo Nonato Bento Ferreira explicou a importância do insumo. ”O calcário é bem-vindo no Setor Chacareiro devido à acidez da terra e estamos aplicando gradativamente, especialmente nas árvores frutíferas. Essa doação mostra o esforço do Governo de Rondônia para ajudar os produtores rurais”, avaliou.
Os produtores rurais dessa localidade receberam do Governo, em dezembro de 2023, cerca de 100 toneladas de calcário ensacado.
Obstáculo
A doação do calcário, ocorrida em dezembro, beneficiou mais de 120 agricultores e derrubou o obstáculo que eles enfrentavam para adequação do produto em pequena quantidade, que é a necessidade local. Isso porque não conseguiam encontrar no mercado o produto a granel (ensacado), sendo vendido apenas em grande volume, o que para eles era inviável comprar, devido ao preço.











