Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Agricultores franceses inspecionam alimentos importados em protesto contra acordo UE-Mercosul

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Em protesto contra o acordo UE-Mercosul, agricultores franceses inspecionaram caminhões com alimentos importados e intensificam pressão por bloqueio do pacto

Agricultores franceses paralisaram atividades em portos e rodovias nesta segunda-feira (12), realizando inspeções em caminhões com alimentos importados como forma de protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. A ação ocorre após a aprovação do acordo pela maioria dos Estados-membros da UE na última sexta-feira (9), apesar da rejeição da França.

Os manifestantes alegam que o acordo resultará em concorrência desleal para os produtores europeus. Na França, o maior produtor agrícola da UE, os agricultores vêm protestando há semanas contra a proposta, e a recente aprovação intensificou a pressão sobre o governo francês e partidos da oposição, com algumas apresentando moções de censura.

No porto de Le Havre, membros do sindicato dos Jovens Agricultores inspecionaram caminhões de alimentos, incluindo cogumelos e vísceras de ovelha da China. Segundo Justin Lemaitre, secretário-geral de uma seção local do sindicato, “o objetivo principal é soar o alarme novamente e manter a pressão sobre o acordo do Mercosul”. Ele acrescentou: “É difícil aceitar uma concorrência tão desleal, com produtos que produzimos na Europa sendo importados do outro lado do mundo”.

Em um posto de pedágio da autoestrada A1, perto de Lille, agricultores do sindicato Coordination Rurale realizaram verificações semelhantes em caminhões com destino a Paris. Outros bloqueios ocorreram em depósitos de combustível em La Rochelle e na região de Savoie, além de um porto de cereais em Bayonne, conforme relatos de sindicatos e da mídia francesa.

Os agricultores planejam levar tratores a Paris para um novo protesto na terça-feira (13), após uma manifestação surpresa na última quinta-feira. Eles esperam que o Parlamento Europeu bloqueie o pacto com o Mercosul, com uma reunião agendada para o dia 20 de janeiro em Estrasburgo. Patrick Legras, porta-voz do sindicato Coordination Rurale, afirmou que as ações visam impedir a entrada de produtos que geram concorrência desleal.

A insatisfação dos agricultores franceses reflete preocupações sobre o impacto do acordo UE-Mercosul na produção local e nos padrões de qualidade dos alimentos. O debate sobre o acordo continua aceso, com o futuro do pacto dependendo da decisão do Parlamento Europeu e da resposta dos governos envolvidos.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Agricultores franceses inspecionam alimentos importados em protesto contra acordo UE-Mercosul