Informação é com a gente!

15 de março de 2026

Informação é com a gente!

15 de março de 2026

Agevisa e Lacen celebram termo de cooperação que fortalecerá os sistemas de vigilância em saúde no Estado

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvander Gregório de Lima e a diretora do  Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, Cicleia Correia da Silva, ambos de Rondônia, assinaram um termo de cooperação técnica que tem por finalidade, unir esforços no âmbito das atribuições e competências que envolvem a transversalidade das ações de vigilância em saúde.

A assinatura do documento aconteceu na sede da Agevisa e participaram do evento, o corpo técnico das instituições. A inciativa considera as atribuições que competem ao Estado,  previstas nas disposições da Portaria n° 1.1172/2004 e na Lei Complementar n° 33, de 27 de dezembro de 2005 https://sapl.al.ro.leg.br/norma/464, no tocante à vigilância epidemiológica, saúde ambiental, saúde do trabalhador e sanitária, e que corresponde também, à coordenação da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública – Relsp feita pelo Lacen.

ENGRENAGEM

Para o Governo de Rondônia, o documento é um facilitador no desenvolvimento de ações, que visam melhorar o atendimento ao público rondoniense, além do trabalho operacional. A medida insere no contexto, a capacitação por meio de ações conjuntas, disponibilizando facilitadores técnicos em suas áreas específicas, e disponíveis, fortalecendo os sistemas de vigilância no Estado.

De acordo com o governador Marcos Rocha, a iniciativa das duas autarquias demonstra que “a saúde pública funciona como uma engrenagem e a vigilância faz parte deste todo. O termo de cooperação unifica o trabalho entre os órgãos da administração pública, uma visão de governança que faz com que possamos desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde”, salientou.

OPERACIONAL

Segundo o diretor-geral da Agevisa, o termo garantirá “o estabelecimento de normas e fluxos técnico operacionais, credenciamento e avaliação das unidades partícipes, provimento de diagnóstico laboratorial das doenças de notificação compulsória e outros agravos de importância epidemiológica, na rede estadual de laboratório de saúde pública”, evidenciou.

Os dois órgãos têm como objetivo, zelar pela saúde da população, garantindo assim, o cumprimento das exigências previstas na legislação. A mútua cooperação técnica e operacional criará um mecanismo de ações conjuntas e eficientes de supervisão, capacitação, consultorias, investigações de vigilância, pesquisa de campo, inspeções, fiscalização sanitária e aquisição de materiais estratégicos e equipamentos, entre os órgãos da administração pública federal, estadual e municipal.

Página inicial / Rondônia / Agevisa e Lacen celebram termo de cooperação que fortalecerá os sistemas de vigilância em saúde no Estado