Novo talonário eletrônico, é usado em Operação Lei Seca, em Jaru.
Com o objetivo de modernizar o processo de fiscalização e tornar o trânsito mais seguro, agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) da regional de Jaru participaram de mais uma etapa do curso de capacitação para o uso do Talonário Eletrônico. A ferramenta substitui os antigos processos manuais, oferecendo mais agilidade, precisão e segurança no registro de infrações.
A ação é parte de uma série de treinamentos realizados pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) nas regionais do estado. Os agentes participaram de atividades teóricas e operacionais, com destaque para a “Operação Lei Seca”, realizada em Jaru, e a “Operação Corta Giro”, ocorrida em Ouro Preto do Oeste, município integrante da regional. As ações tiveram como objetivo aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos durante o treinamento.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso do governo do estado com a vida e com a eficiência na gestão pública. “Estamos investindo em tecnologia para dar suporte ao trabalho dos servidores e oferecer um serviço ainda mais ágil, seguro e transparente, e a implementação do Talonário Eletrônico representa um avanço importante nesse processo”, ressaltou.
MODERNIDADE E SEGURANÇA
Desenvolvido pelo Detran Rondônia, em parceria com uma empresa de consultoria em soluções tecnológicas, o sistema do Talonário Eletrônico já se encontra homologado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com o diretor de fiscalização do Detran-RO, Welton Roney, o novo sistema traz ganhos importantes para o trabalho das equipes em campo. “Essa tecnologia nos permite sair do papel e entrar no digital. É uma ferramenta que dá mais agilidade e reduz falhas humanas, fortalecendo o processo de autuação e a confiabilidade das informações.”
BENEFÍCIOS DO SISTEMA
O Talonário Eletrônico permite aos agentes consultar dados do condutor e do veículo, registrar imagens das infrações e gerar autos de infração de forma automática, com segurança de acesso por senha. Além de Jaru, a regional de Ariquemes já foi capacitada e as próximas regionais serão Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, além dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Ricardo, reforçou que a modernização das ferramentas de fiscalização é fundamental. “Trabalhamos para que nossos agentes tenham acesso a sistemas mais eficientes, que otimizem o tempo e assegurem mais qualidade no serviço prestado. O Talonário Eletrônico é uma dessas soluções que vai refletir positivamente na segurança no trânsito”, afirmou.
O post Agentes de trânsito recebem treinamento para uso do Talonário Eletrônico apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.