Agência de Vigilância Sanitária intensifica investimento em qualificação para fortalecer a vacinação nos municípios

peixe-post-madeirao-48x48

Agência de Vigilância Sanitária intensifica investimento em qualificação para fortalecer a vacinação nos municípios

peixe-post-madeirao

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa está reforçando a importância da vacinação contra a covid-19. especialmente após o Ministério da Saúde notificar a detecção de um caso da variante EG.5 do coronavírus SARS-CoV-2 em São Paulo, as autoridades de saúde estão redobrando os esforços para promover a vacinação, tanto em nível individual quanto coletivo.

Além da vacinação, medidas de prevenção e controle têm sido enfatizadas. Em fevereiro deste ano, o Governo de Rondônia publicou o Plano de Contingência do Estado para lidar com a infecção humana pelo coronavírus. Esse plano destaca a importância do uso de máscaras faciais em situações de exposição à doença ou quando houver suspeita de infecção, visando reduzir os riscos de propagação.

Estoques

A Coordenação Estadual de Imunizações, mantém um cuidado quanto ao gerenciamento dos estoques de vacinas. A Agevisa assegura o suprimento de imunobiológicos, incluindo vacinas de rotina, vacinas monovalentes e bivalentes contra a covid-19, bem como o palivizumabe. Esses estoques são distribuídos para diversas cidades do Estado, por meio das centrais de Rede de Frio.

Capacidade

Para garantir que os estoques se mantenham adequados, a Agevisa está colaborando com os municípios para que solicitem quantidades suficientes de vacinas, levando em consideração a capacidade de armazenamento e estimativa de atendimento à população durante o período necessário.

Microplanejamento – Recentemente, a Agência realizou uma Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade em Guajará-Mirim. Essa iniciativa teve como foco, qualificar os profissionais envolvidos na imunização nos municípios. O processo de microplanejamento abrange componentes práticos, quais visam sistematizar as atividades de vacinação, incluindo programas de rotina, campanhas de multivacinação, entre outros.

Covid

Portanto, a Agevisa atua de maneira abrangente, desde a promoção da vacinação contra a covid até a implementação de estratégias de prevenção e controle. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima ressaltou que, “O objetivo é elevar as coberturas vacinais, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, com a meta de alcançar coberturas superiores a 95% em níveis local, municipal, estadual e nacional. O Governo quer proteger a saúde da população de Rondônia contra os riscos apresentados com o surgimento de variantes”, finalizou.