Ministério Público convoca reunião emergencial para discutir crise
Centenas de imigrantes, principalmente da Índia, estão retidos em uma área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A situação foi confirmada nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, que convocou uma reunião emergencial para amanhã. Participarão a Polícia Federal, a Agência da ONU para Refugiados, a concessionária GRU Airport e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Imigrantes em Área Restrita
A área restrita do terminal é destinada a imigrantes que ainda não foram admitidos no Brasil, por estarem sem visto ou documentos. Nesse local, eles aguardam a solicitação de refúgio ou a repatriação aos seus países de origem.
O MPF descreveu essa situação como uma “nova crise humanitária” no aeroporto. Recentemente, Guarulhos recebeu um grande número de pessoas do Afeganistão e Vietnã.
Fluxo Migratório
Na terça-feira, representantes do MPF contabilizaram cerca de 400 imigrantes na área de imigração, sem poder entrar no país. A maioria é de indianos, mas há também pessoas de outros países, como Nepal. As razões para a chegada desses imigrantes ao Brasil ainda não foram confirmadas. Informações iniciais indicam que chegaram em diversos voos nos últimos dias e enfrentam problemas para a liberação de entrada, incluindo falhas no Sistema Nacional de Processamento de Pedidos de Refúgio (Sisconare), plataforma digital usada para registro de pedidos de refúgio no país.
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que trabalha para resolver “instabilidades momentâneas” no Sisconare, causadas por atualizações e melhorias em outros sistemas eletrônicos do ministério. Atualmente, 291 imigrantes estão retidos na área restrita, a maioria com intenção de solicitar refúgio.
O ministério, junto com a Polícia Federal, está comprometido em acelerar o processamento dos pedidos, respeitando as normas de refúgio e os direitos humanos.
Situação Humanitária
À TV Brasil, Letícia Carvalho, da Missão Paz – instituição que apoia imigrantes e refugiados – relatou que esteve no aeroporto em contato com os imigrantes. Ela descreveu a situação como complexa, destacando que instabilidades no Sisconare agravaram o problema no Brasil.
No ano passado, centenas de vietnamitas enfrentaram situação semelhante, ficando retidos na área de imigração do aeroporto. Na ocasião, suspeitava-se que redes de coiotes e contrabando estavam por trás do fluxo migratório, usando o Brasil como porta de entrada para os Estados Unidos.
Prefeitura de Guarulhos
A prefeitura de Guarulhos informou que o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, instalado no aeroporto, não foi oficialmente notificado sobre a situação dos imigrantes indianos.