Adolescentes em medidas socioeducativas concluem curso de manutenção de PCs

peixe-post-madeirao

Adolescentes em medidas socioeducativas concluem curso de manutenção de PCs

peixe-post-madeirao
montagem-manutencao-de-computadores-montes-claros-flex-cursos

A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), em parceria com o Grupo de Inovação Social (GIS)  realizou o curso de Montagem de Micro Computador. O objetivo do curso é capacitar os socioeducandos para executar todas as tarefas que abrangem a profissionalização na área da manutenção de microcomputadores. O curso aconteceu na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I (UIMS I), na rua Rio de Janeiro, em Porto Velho.

A primeira turma com 10 socioeducandos teve carga horária de 18 horas. Eles aprenderam desde instalação de peças, limpeza, configuração, atualização de hardwares, entre outros serviços. As aulas iniciaram em 24 de abril e a conclusão  da capacitação foi em 14 de maio.

O assessor pedagógico da Fease, Uoston de Freiras, destaca a importância do curso, pois o computador na vida do adolescente é como  instrumento de educação, pesquisa, finanças, comunicação, viagens, sociabilidade, globalização, de inovação. “Saber manusear, bem como saber realizar as manutenções preventivas e corretivas em computadores por mais simples que seja se faz necessário na vida de todos”, explica.

O diretor geral da UIMS I, Norival Cardoso explicou que a parceria com o GIS foi de fundamental importância, pois eles propõem ações educacionais e profissionalizantes aos jovens em situação de vulnerabilidades social e trouxeram a expertise deles para esse curso na área de manutenção de computadores e também a certificação dos adolescentes. “Nós tomamos essa iniciativa e firmamos essa parceria por acreditar no trabalho e da necessidade que temos de garantir que os nossos socioeducandos tenham acesso à educação e a profissionalização”, enfatizou.

O curso terá continuidade e os participantes que concluíram essa etapa irão fazer um outro curso, só que agora na parte de software, onde entrarão em contato com componentes lógicos de um computador, com o sistema de processamento de dados, programa, rotina e conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador e suporte lógico.

Emprego

O adolescente A.F.P., 17 anos, ainda não havia manuseado um computador. “Sei que é uma boa oportunidade para aprender e conseguir um emprego, e sei que posso conhecer o mundo pelo computador”, declarou o adolescente, que cumpre medida de internação em unidade UIMS I.

A presidente da Fease, Sirlene Bastos parabeniza a iniciativa do diretor geral da UIMS I e reconhece que apesar dos avanços obtidos no atendimento socioeducativo, o trabalho na socioeducação em Rondônia ainda tem muito para avançar. “Precisamos fazer com que mais oportunidades surjam, para que os socioeducandos vislumbrem melhorias para suas vidas e capacitá-los para o primeiro emprego é a melhor delas”, finaliza.