A Acqua Vias SP venceu nesta quinta-feira (13) o leilão da concessão do sistema de travessias de balsa do estado de São Paulo. A empresa ofereceu um desconto de 12,60% sobre a contraprestação do estado, superando outras três concorrentes: Comporte Participações S.A (2,53%), Consórcio Travessias SP (8,10%) e CS Infra S.A (5,53%). O leilão ocorreu na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).
Investimento e Modernização
A concessão à iniciativa privada prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas em São Paulo. O governo estadual afirma que a medida modernizará o transporte por balsas, com a substituição da frota por embarcações elétricas, melhorias nos terminais e a implementação de novas tecnologias.
O projeto foi elaborado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado em abril pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com 62 votos a favor e 16 contra. Na ocasião, o governo garantiu que a concessão não alterará os valores das tarifas nem as gratuidades existentes.
Linhas de Travessia
As 14 linhas que fazem parte do leilão são:
- Litoral Norte: Travessia São Sebastião – Ilhabela
- Litoral Centro: Travessia Santos – Guarujá, Travessia Santos – Vicente de Carvalho, Travessia Bertioga – Guarujá
- Litoral Sul: Travessia Cananéia – Ilha Comprida, Travessia Cananéia – Continente, Travessia Iguape – Juréia, Travessia Cananéia – Ariri
- Região Metropolitana de São Paulo: Bororé – Grajaú, Taquacetuba – Bororé, João Basso – Taquacetuba
- Reservatório de Paraibuna: Porto Paraitinga – Porto Varginha, Balsa em Ilhabela Caio Gomes, Porto Natividade da Serra
O governo estadual prevê a aquisição de 45 novas embarcações, incluindo 41 modelos elétricos, com o objetivo de reduzir a poluição e fortalecer a segurança climática. A substituição da frota a diesel deve evitar a emissão de ao menos 18 mil toneladas de CO2 por ano. Reformas nos terminais também estão previstas.
Segundo o governo, a concessão de 20 anos e os investimentos de R$ 2,5 bilhões preveem a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que o sistema atual enfrenta problemas de operação e infraestrutura, afetando a qualidade do serviço. Ele ressaltou a necessidade de modernização para atender à demanda com segurança e eficiência. Os investimentos incluem obras em infraestrutura, acessos, calçamentos, apoio a funcionários, construção de novos terminais e reforma dos já existentes.
O governo estima que a nova frota reduzirá as suspensões do serviço em dias de vento forte, embora interrupções ainda possam ocorrer. A concessionária receberá 20% da arrecadação das tarifas, enquanto os 80% restantes serão pagos pelo governo estadual. Atualmente, o sistema transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.








