A frequência regular é um dos requisitos fundamentais para que os estudantes possam ter um aprendizado consistente e acompanhamento pedagógico adequado
O governo de Rondônia avança na implementação de estratégias para garantir a permanência dos estudantes na escola, alcançando mais de 80% de monitoramento da frequência escolar no quarto período de 2024. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), reforçando o compromisso do estado com a educação.
O monitoramento ocorre por meio do Sistema Presença, ferramenta do MEC utilizada para registrar a frequência escolar dos estudantes. O índice superior a 80% é um indicativo positivo do engajamento das escolas e da coordenação estadual, refletindo a dedicação da gestão educacional em garantir a inclusão escolar e reduzir os riscos de evasão.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a frequência regular é um dos requisitos fundamentais para que os estudantes possam ter um aprendizado consistente e acompanhamento pedagógico adequado. “O acompanhamento da frequência escolar é uma ferramenta essencial para isso, e o governo tem investido e trabalhado para garantir que cada estudante tenha acesso à uma educação eficiente e permaneça na escola”, ressaltou.
ESFORÇO COLETIVO
Segundo a coordenadora de acompanhamento e informação educacional da Seduc, Izis Cúbia, a ação reforça o impacto positivo do monitoramento na vida dos alunos. “Com esse acompanhamento, conseguimos identificar rapidamente os alunos em risco de evasão e atuar junto às famílias para garantir que eles continuem frequentando a escola. É um trabalho essencial para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, pontuou.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou o papel da gestão educacional na obtenção desse resultado. “Alcançar mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar reflete o esforço coletivo da gestão estadual, das escolas e dos profissionais da educação.”
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