Informação é com a gente!

18 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

18 de fevereiro de 2026

Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

A ação promove diversas etapas que incluem a educação ambiental e capacitação de moradores locais

Com o intuito de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto Quelônios da Amazônia, garantindo a manutenção dos estoques naturais desses animais, o governo de Rondônia realizou no domingo (15), a soltura de aproximadamente 177.400 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara, no município de Pimenteiras. A ação é gerida pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) por meio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), e promove diversas etapas que incluem a educação ambiental, a capacitação de moradores locais e o monitoramento de áreas de desova.

De iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), além do impacto ambiental, o projeto promove ações de conscientização com as comunidades ribeirinhas da região, abordando práticas que minimizem impactos negativos nos ninhos e habitats das espécies. A ação, que alia ciência, educação e gestão ambiental, segue consolidando Rondônia como um modelo de preservação na Amazônia.

O trabalho realizado pela equipe assegura a sobrevivência das tartarugas

O projeto Quelônios da Amazônia, implementado no estado há mais de 12 anos, tem como foco a manutenção dos estoques naturais dos quelônios. Este ano, a iniciativa ampliou suas atividades, monitorando cerca de 80 quilômetros de rios e fortalecendo parcerias estratégicas, o que resultou no aumento do número de filhotes coletados e soltos em relação aos anos anteriores.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este é um trabalho que integra ciência, educação e engajamento comunitário, gerando assim, benefícios diretos para a fauna e apresentando ações executadas pelo governo com a sustentabilidade e preservação da nossa biodiversidade. “estamos protegendo o meio ambiente, para promover a conscientização na sociedade como um todo”, destacou.

PROTEÇÃO BIODIVERSIDADE

De acordo com Daniel Santos de Souza, coordenador da CUC, o trabalho realizado pela equipe assegura a sobrevivência das tartarugas e fortalece a conexão das comunidades locais com o meio ambiente. “Este ano, conseguimos soltar um número expressivo que reflete o sucesso do projeto e a relevância de continuarmos com ações constantes para preservar essas espécies. Cada tartaruga devolvida à natureza representa um avanço na recuperação dos estoques naturais e proteção da biodiversidade amazônica,” ressaltou.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, os resultados alcançados refletem o trabalho e ações estratégicas. “Ao longo dos 12 anos de implementação do projeto, temos conseguido aumentar o número de filhotes protegidos e devolvidos à natureza. Isso só é possível devido às parcerias, à dedicação das equipes e ao engajamento das comunidades que reconhecem a importância dessa preservação para o equilíbrio ambiental,” afirmou.

Os resultados alcançados são fruto de um esforço contínuo e estratégico

SOLTURA DE QUELÔNIOS EM COSTA MARQUES

Ainda no domingo, a Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e outros colaboradores, realizou uma importante ação de soltura de quelônios no Rio Guaporé, em Costa Marques. Durante a atividade, cerca de 250 mil filhotes de tartarugas foram devolvidos à natureza, marcando mais um avanço à conservação da biodiversidade local e o fortalecimento das iniciativas de preservação.

A estimativa da organização é que, até o término das atividades, prevista para esta semana, aproximadamente 700 mil filhotes sejam colocados no rio. Esse número expressivo reforça o impacto das parcerias entre entidades públicas e comunitárias, que atuam de forma integrada para garantir a proteção dos habitats naturais e o equilíbrio ecológico na região do Vale do Guaporé. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Geral / Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara