Informação é com a gente!

23 de março de 2026

Informação é com a gente!

23 de março de 2026

Abrigo para corujas em Ji-Paraná: moradores criam ‘condomínio’ e inspiram

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

Moradores de Ji-Paraná (RO) construíram abrigos para uma família de corujas, transformando uma calçada em um refúgio.

Uma iniciativa inspiradora em Ji-Paraná (RO) transformou uma calçada do bairro Primavera em um verdadeiro ‘Condomínio das Corujas’. Moradores construíram pequenas casinhas para proteger uma família de corujas – um casal e quatro filhotes – que vive no local.

A ideia surgiu durante um mutirão para reconstruir o calçamento em frente à igreja Santa Maria Goretti. A aposentada Maria José Lima, moradora do bairro há 30 anos, alertou sobre o ninho com filhotes, evitando que fosse destruído durante a obra. “Eu falei para eles tomarem cuidado com as minhas corujas, para não tampar o buraquinho delas. As bichinhas estavam lá dentro com os filhotinhos”, contou.

O espaço foi preservado e, com o tempo, ganhou pequenas estruturas para proteger as aves da chuva. O ‘Condomínio das Corujas’ se tornou um ponto de atração e um símbolo de união na comunidade.

condomínio de corujas em ji-paraná, rondônia
Foto: Líllyan Gonzaga

Para Welder Filgueira, presidente da Associação de Moradores, a iniciativa ajuda a mudar a imagem do bairro Primavera, que já foi associado à violência. “Nosso objetivo é mostrar que aqui também tem união e gente trabalhando para melhorar o bairro”, disse. Os moradores pedem que visitantes ajudem a preservar o espaço, evitando lixo e danos às estruturas.

A iniciativa demonstra o respeito da comunidade local pela fauna e a busca por um ambiente mais harmonioso entre moradores e natureza. Um novo ninho já está sendo formado, garantindo a continuidade da família de corujas no ‘condomínio’.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Cultura / Abrigo para corujas em Ji-Paraná: moradores criam ‘condomínio’ e inspiram