Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Abertas inscrições para o curso de operadores aerotáticos do Núcleo de Operações Aéreas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Estão abertas até o dia 16 de janeiro as inscrições para o Curso de Formação de Operadores Aerotáticos, desenvolvido pelo Núcleo de Operações Aéreas – NOA, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. O curso visa a formação de operadores aerotáticos, que estarão aptos a atuar nas ações direcionadas às situações   típicas de polícia de ordem pública, além de resgate aeromédico. O edital já está disponibilizado para todos os interessados, por meio do link, EDITAL-No-3-2022-SESDEC-NOAINST-PROCESSO-SELETIVO-INTERNO-PARA-REALIZACAO-II-CURSO-DE-OPERACOES-AEREAS (1).

Conforme apresentado no edital, serão oferecidas 35 vagas para compor o quadro de alunos, sendo três vagas para integrantes do Núcleo de Operações Aéreas; 10 vagas para Polícia Militar; 10 vagas para Polícia Civil; três vagas para o Corpo de Bombeiros Militar; duas para a Polícia Penal do Estado de Rondônia; e sete vagas para corporações Coirmãs e Forças Armadas.

Segundo o piloto do NOA, tenente-coronel da Polícia Militar, Rachid Diniz Ferreira Sallé, o II COA – Curso de Operações Aéreas da Sesdec tem previsão de duração de oito semanas, com início no dia 23 de abril de 2023.

Fases

O processo seletivo será desenvolvido, a partir de 1° de fevereiro de 2023 e terá quatro fases:  Teste de conhecimentos específicos (prova teórica); Teste de aptidão Física (TAF) e de Habilidades Específicas (THE); Exame médico de Saúde; Investigação social e entrevista.

O Operador Aerotático (OAT) é um profissional com domínio na utilização de equipamentos, técnicas, fraseologia e do gerenciamento de cabine, próprios da aviação de segurança pública e Defesa Civil. Este profissional deve estar constantemente preparado para realizar intervenções diretas e conhecer as técnicas do emprego de aeronave em ambiente terrestre, aquático, altura, além de suas aplicações em resgate aeromédico e outras típicas de polícia de ordem pública.

Página inicial / Segurança / Abertas inscrições para o curso de operadores aerotáticos do Núcleo de Operações Aéreas