O evento reúne o melhor das manifestações folclóricas do estado, com a participação de 37 agremiações entre quadrilhas e bois-bumbás
Entre os dias 1º a 10 agosto, o Parque dos Tanques, em Porto Velho, será palco de um dos maiores eventos de cultura popular da Região Norte: a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá. Promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento reúne as manifestações folclóricas do estado, com a participação de 35 agremiações entre quadrilhas e bois-bumbás.
Fundada em 1993, no Bairro Esperança da Comunidade, Zona Leste da Capital, a tradicional Junina “A Roça é Nossa” é uma das atrações deste ano. Com mais de 30 anos de história, a agremiação surgiu da fusão das quadrilhas Sapezal e Flor da Bananeira, criadas por Fernando Rocha e Dona Liri, com o objetivo de brilhar no Flor do Maracujá, e assim tem feito desde então.
TEMÁTICA 2025
Para esta edição, a quadrilha traz o tema “Made in Nordeste” (Feito no Nordeste), que valoriza a diversidade cultural da região nordestina. A apresentação fará homenagens ao frevo, maracatu, bumba-meu-boi, entre outros ritmos e expressões culturais que fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil.
Segundo a presidente, filha dos fundadores da agremiação, Amanda Rocha, este ano homenageamos uma região que inspira o Brasil inteiro com sua força cultural. É um verdadeiro tributo à identidade nordestina, à sua música, dança, fé e alegria. “Minha mãe, antes de partir, pediu que a gente mantivesse viva a quadrilha. E com a partida recente do meu pai, reforçamos esse compromisso. A Roça é Nossa vai continuar levando cultura, resistência e memória para a arena”, destacou.
ESTRUTURA E ENSAIOS
A agremiação conta atualmente com 72 brincantes, 8 membros na diretoria e 13 coordenadores
A agremiação conta atualmente com 72 brincantes, 8 membros na diretoria e 13 coordenadores. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 22h30, na Quadra Sérgio Siqueira, localizada na Avenida Mamoré, em Porto Velho. Em 2023, a quadrilha emocionou o público com a apresentação “Saudade: Meu Remédio é Cantar”, uma homenagem ao fundador Fernando Rocha, falecido em 2022.
ROÇA É NOSSA MIRIM
Criada em 2007, a versão mirim da quadrilha surgiu a partir da iniciativa do próprio fundador, após pedidos de pais que desejavam ver seus filhos dançando. Desde então, a Roça é Nossa Mirim se tornou um celeiro de talentos e conquistou dois títulos do Flor do Maracujá (2018 e 2019), além de vitórias no Arraial do Cacto e no Arraial do Tucumanzal. Atualmente, o grupo mirim conta com 25 pares.
O post “A Roça é Nossa” homenageia o Nordeste na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.