O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) terá novo diretor geral a partir de segunda-feira, dia 2. José de Albuquerque Cavalcante deixa o cargo para se dedicar a outro projeto pessoal e assume Acassio Figueira dos Santos, em solenidade a ser presidida pelo governador Confúcio Moura, a partir das 10 horas, na unidade Sede em Porto Velho.
Albuquerque dirige o DETRAN desde 5 de janeiro de 2015, tendo dedo à modernização da instituição e melhorias nos serviços prestados aos usuários. Entre as principais ações, destaque para a implantação do sistema DetranNET que proporcionou emissões imediatas de documentos veiculares em todos municípios.
Outra inovação foi a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mesmo dia em Porto Velho, e em até dois dias no interior do Estado, sendo o DETRAN mais ágil do país na emissão desse documento. A CHN Digital também foi novidade implantada pela gestão.
Também na gestão de Albuquerque foram investidos em melhorias estruturais das Ciretrans como a de Cacoal que foi construída estrutura moderna, ampla e confortável. Foi concluída a Ciretran de Ariquemes, reforma da Cometran Porto Velho, e construída em Ouro Preto do Oeste a primeira pista de teste veicular com mini cidade de trânsito para atividades educativas. Quase todas as Ciretrans foram reformadas, ampliadas e receberam fachada padrão.
Segundo o diretor, todas essas conquistas foram possíveis por causa da senso empreendedor do governador. “Confúcio Moura é um homem de olhar futurista e focado na melhoria do bem estar do cidadão”, destacou Albuquerque.
O novo diretor, Acássio Figueira dos Santos, é conhecedor das demandas do DETRAN e participou diretamente da implantação dos projetos de melhorias e modernização.
Iniciou no DETRAN em janeiro de 2015, como Diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Transito, permanecendo até a elevação ao novo cargo.
Possui Graduações em Tecnologia da Informação e Gestão Ambiental, é pós graduado em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental, tem notório saber na área de trânsito e vasta experiência em administração publica e privada.
Capitaneado por seu Antecessor, José de Albuquerque, revolucionaram a diretoria de Habilitação, com automação, desburocratização e qualificação dos servidores públicos.