22 de dezembro de 2024

103 municípios podem ter segundo turno nas Eleições 2024

peixe-post-madeirao

Municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter nova votação em 27 de outubro

Nas eleições municipais de 2024, 103 cidades brasileiras poderão ter segundo turno para prefeito, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta no primeiro turno, marcado para 6 de outubro. Entre os 5.569 municípios participantes, apenas aqueles com mais de 200 mil eleitores têm essa possibilidade, conforme prevê a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024.

Possibilidade de segundo turno

Para que haja um segundo turno, o candidato a prefeito precisa obter mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. Caso isso não aconteça, a nova votação será no dia 27 de outubro. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, quem tiver a maior quantidade de votos válidos no primeiro turno será eleito.

Capitais e grandes cidades

Entre os 103 municípios com possibilidade de segundo turno estão todas as 26 capitais do Brasil, exceto Brasília, que não participa das eleições municipais devido à sua organização política. A capital federal, apesar de ter mais de 2,81 milhões de habitantes, segue as regras definidas no artigo 32 da Constituição, que a proíbe de ser dividida em municípios, mantendo apenas um governador e uma câmara legislativa.

Eleitorado

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas 103 cidades somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que corresponde a 38,8% do eleitorado nacional, que é de 155,9 milhões de pessoas. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os municípios com maior número de votantes, enquanto Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) estão entre as menores, com cerca de 200 mil eleitores cada.

Nos últimos anos, nove cidades passaram a contar com mais de 200 mil eleitores, como Camaçari (BA), Imperatriz (MA) e Palmas (TO). Por outro lado, algumas cidades como Governador Valadares (MG) perderam eleitores e agora têm menos de 200 mil votantes.